Siga-nos
Terça-feira, 11 fev 2020 - 12h15
Por Maria Clara Machado

Grande tempestade Ciara varre dez países e provoca danos na Europa

A grande tempestade batizada de Ciara varreu o noroeste e norte da Europa com grande impacto no fim de semana como vinha sendo alertado pelos institutos de Meteorologia. Fortes chuvas com ventos intensos que chegaram a 160 km/h atingiram pelo menos dez países resultando em inundações, vários transtornos e seis vítimas fatais até o momento.

Tempestade Ciara provoca inundações no Reino Unido. Crédito: Imagem de West Yorkshire, divulgada pelo twitter @unionlib
Tempestade Ciara provoca inundações no Reino Unido. Crédito: Imagem de West Yorkshire, divulgada pelo twitter @unionlib

O que aconteceu?
Uma baixa pressão profunda veio dos Estados Unidos impulsionada pelas correntes de vento avançando com força sobre o Atlântico Norte e trazendo mudanças drásticas no tempo sobre a Irlanda, o Reino Unido, a Holanda, a Bélgica, Luxemburgo, o norte da França e da Alemanha, a Polônia, a Eslovênia, a Suécia e a República Checa.

Principalmente o norte do Reino Unido sofreu com inundações e caos no transporte público entre domingo e a segunda-feira. Cerca de 500 mil pessoas ficaram sem energia elétrica em todo o país e centenas de voos, inclusive em Londres, precisaram ser cancelados.

Um voo que partiu de Madri para Amsterdã teve grandes dificuldades para pousar por conta das péssimas condições do tempo e após cinco tentativas, retornou ao aeroporto de origem.

O transporte aéreo também foi afetado na Bélgica com cancelamento de dezenas de voos para Bruxelas. Luxemburgo e o norte da França foram outras regiões que sentiram os efeitos de Ciara. São pelo menos 42 departamentos da França que entraram em alerta laranja no início da semana.

Na Alemanha, a tempestade Ciara afetou o transporte aéreo em diversos aeroportos, incluindo Frankfurt, Berlim e Munique e paralisou as principais linhas ferroviárias do país.

As informações da imprensa internacional são de uma vítima fatal em Londres em razão da queda de uma árvore. Outras ocorrências fatais foram registradas na Polônia, na Alemanha, na República Checa e na Eslovênia, todas em razão de queda de árvores e destelhamento por conta dos ventos fortes. Uma embarcação virou com a ventania no sul da Suécia e um homem morreu e outro está desaparecido.

Nuvens carregadas da tempestade Ciara avançam sobre a Hungria nesta terça-feira, dia 11. Crédito: Idokep.hu Imagem do lago Balaton divulgada pelo twitter.
Nuvens carregadas da tempestade Ciara avançam sobre a Hungria nesta terça-feira, dia 11. Crédito: Idokep.hu Imagem do lago Balaton divulgada pelo twitter.

Hoje, terça-feira, dia 11, é a vez da Hungria, enfrentar os ventos fortes provocados pelas nuvens da tempestade Ciara ainda ativa na Europa.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024