Siga-nos
Segunda-feira, 16 ago 2021 - 09h05
Por Maria Clara Machado

Haiti pode ter inundações da depressão Grace, após intenso terremoto do sábado

A costa do Haiti deve ser novamente impactada durante esta segunda-feira, dia 16, com o avanço da depressão tropical Grace pelo mar do Caribe. Há condições para tempestades em toda a costa do Haiti e da República Dominicana com possíveis inundações, diz o aviso do NHC. No Haiti, o número de mortos passou de 1200 em decorrência do terremoto de magnitude 7.2 do sábado.

Imagem de satélite mostra a depressão tropical Grace muito próxima à costa da República Dominica e o Haiti nesta segunda-feira. Crédito: NOAA Goes-East GEOCOLOR
Imagem de satélite mostra a depressão tropical Grace muito próxima à costa da República Dominica e o Haiti nesta segunda-feira. Crédito: NOAA Goes-East GEOCOLOR

Terremoto de magnitude 7.2 no Haiti coloca país em emergência com dezenas de vítimas

Aviso de inundações e deslizamentos
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), o centro de Grace está a 260 quilômetros ao leste-sudeste da capital Porto Príncipe no Haiti e a 825 quilômetros ao leste de Montego Bay, na Jamaica.

Os ventos máximos sustentados de Grace estão em 55 km/h com rajadas mais altas na manhã desta segunda-feira e a previsão indica pouca mudança durante o dia enquanto a depressão se move em direção ao oeste a uma velocidade de 24 km/h. Grace deve ter um lento fortalecimento a partir da terça-feira evoluindo para uma tempestade tropical.

A depressão tropical deve levar chuva forte para a República Dominicana e o Haiti em quantidades suficientes para provocar inundações repentinas urbanas e até deslizamentos de terra. O volume esperado pode variar de 120 a 250 milímetros de chuva e alcançando até 380 milímetros em pontos isolados em toda a costa sul da região entre hoje e amanhã, segundo as projeções do NHC.

Já sobre Cuba, a Jamaica e as Ilhas Cayman, a quantidade de chuva pode chegar a 150 milímetros até a quinta-feira.

Grace ainda produz ondulações fortes no mar que continuam afetando partes de Porto Rico, a República Dominicana, o Haiti, a parte oeste da Jamaica e as porções sul de Cuba nos próximos dias.

Trajeto previsto para a depressão tropical Grace nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto previsto para a depressão tropical Grace nos próximos dias. Crédito: NHC

Situação no Haiti
A situação é desoladora no Haiti após o forte terremoto de magnitude 7.2 ocorrido na manhã do sábado que atingiu toda a parte oeste e sudoeste do país, o mais pobre das Américas. O Haiti ainda não se recuperou totalmente do outro intenso tremor de 7.0 magnitudes de 2010 que deixou milhares de mortos e muita destruição.

Os números atualizados pelas autoridades locais e agências de notícias internacionais do terremoto do sábado são de 1297 mortos e mais de 2800 feridos até a manhã desta segunda-feira.

Mais de 2800 edificações vieram abaixo com o poderoso sismo e cerca de 5400 sofreram danos. As cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as mais afetadas pelo terremoto e o governo decretou no sábado estado de emergência no país por 30 dias.

O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou outro terremoto de moderada intensidade na madrugada do domingo. O abalo sísmico foi de magnitude 5.8, com profundidade de 12 quilômetros e epicentro localizado a 12 quilômetros de Chardonnieres, no extremo oeste da ilha. Outras réplicas consideradas leves já tinham ocorrido no sábado após o tremor principal de magnitude 7.2.

Acesse também:

Terremoto de 7.2 magnitudes causa pesados danos no Haiti

Flórida em alerta com a chegada da tempestade tropical Fred e inundações




Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024