Siga-nos
Sexta-feira, 28 jun 2019 - 11h21
Por Maria Clara Machado

Incêndio florestal na Catalunha é o maior em 20 anos

A onda de calor que espalha pela Europa coincidindo com o início do Verão, no Hemisfério Norte, já causa incêndios no nordeste da Espanha. Esta era uma grande preocupação das autoridades europeias desde que as previsões meteorológicas apontavam para temperaturas extremas de 40°C esta semana.

Fogo se espalha em Tarragona, na região da Catalunha. Crédito: Bombeiros da Catalunha.
Fogo se espalha em Tarragona, na região da Catalunha. Crédito: Bombeiros da Catalunha.

Desde quarta-feira, dia 26, quase 500 bombeiros e militares tentam incansavelmente controlar o fogo, que já destruiu cerca de seis mil hectares de floresta na Catalunha, na Espanha, em pouco mais de 24 horas.

A região onde começou o incêndio fica a menos de 200 quilômetros de Barcelona e cinco estradas estão bloqueadas, segundo informações da imprensa internacional.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, há 20 anos não ocorria um incêndio deste porte e a situação é considerada “crítica”. O Departamento de Agricultura classificou o incêndio entre os dez mais destrutivos registrado nos últimos 33 anos na Catalunha.

O calor intenso, a baixa umidade e os ventos alastraram as chamas a toda velocidade. Em apenas seis horas, 5 mil hectares foram queimados, informaram as autoridades.

A meteorologia local fala em temperaturas de 44°C no norte da Espanha. A onda de calor continua pelo menos até este sábado, dia 29, e atinge a Espanha, a França, a Grécia e a Itália.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024