Segunda-feira, 9 set 2024 - 15h43
Por Maria Clara Machado
Pelo menos 11 mil hectares, uma área equivalente a 11 mil campos de futebol, já foram destruídos em cinco dias por um grande incêndio, que segue ativo na Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás. Os ventos mais constantes e o difícil acesso à região dificultam os trabalhos dos bombeiros.
Incêndio na Chapada dos Veadeiros ativo desde o dia 5 de setembro. Crédito: divulgação CBMGO
Mais 60 homens e mulheres, enviados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Mambaí, deverão integrar os trabalhos na região, que seguem sem parar, inclusive à noite. Mesmo com os esforços, não há uma estimativa de quando a situação estará controlada. As rajadas de vento chegam a 35 km/h e junto ao tempo muito seco e quente, as condições permanecem desfavoráveis com alto risco de fogo nas matas. Devastação no Cerrado pelo incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Crédito: PNCV/divulgação O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros representa uma das principais unidades de conservação do Cerrado brasileiro numa área aproximada de 240 mil hectares e é considerado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, conhecido como “berço das águas”, por concentrar centenas de nascentes, que abastecem importantes rios do país.
Crédito: INPE Dados do INPE indicam que o Cerrado já registrou 50744 focos de incêndios em 2024, o maior número desde 2012. Com relação ao mesmo período do ano passado, há um aumento de 93% no número de queimadas, a grande maioria causada por ação humana. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024