Siga-nos
Segunda-feira, 9 set 2024 - 15h43
Por Maria Clara Machado

Incêndio na Chapada dos Veadeiros já consumiu mais de 11 mil hectares de Cerrado

Pelo menos 11 mil hectares, uma área equivalente a 11 mil campos de futebol, já foram destruídos em cinco dias por um grande incêndio, que segue ativo na Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás. Os ventos mais constantes e o difícil acesso à região dificultam os trabalhos dos bombeiros.

Incêndio na Chapada dos Veadeiros ativo desde o dia 5 de setembro. Crédito: divulgação CBMGO
Incêndio na Chapada dos Veadeiros ativo desde o dia 5 de setembro. Crédito: divulgação CBMGO

Trabalhos ganham reforço, mas não há prazo para acabar
Segundo informações do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, 50 brigadistas trabalham no combate ao fogo, que começou na última quinta-feira, dia 5, e ganharam reforço de dois aviões no fim de semana e de um helicóptero a partir de hoje.

Mais 60 homens e mulheres, enviados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Mambaí, deverão integrar os trabalhos na região, que seguem sem parar, inclusive à noite. Mesmo com os esforços, não há uma estimativa de quando a situação estará controlada.

As rajadas de vento chegam a 35 km/h e junto ao tempo muito seco e quente, as condições permanecem desfavoráveis com alto risco de fogo nas matas.

Devastação no Cerrado pelo incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Crédito: PNCV/divulgação
Devastação no Cerrado pelo incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Crédito: PNCV/divulgação

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros representa uma das principais unidades de conservação do Cerrado brasileiro numa área aproximada de 240 mil hectares e é considerado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, conhecido como “berço das águas”, por concentrar centenas de nascentes, que abastecem importantes rios do país.

31% dos focos de incêndios deste ano se concentram no Cerrado
Ao lado da Amazônia, o bioma Cerrado é que mais tem sido devastado por queimadas este ano. De acordo com o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), o Cerrado concentra desde janeiro de 2024, 31,8% dos focos de incêndios de todo o Brasil.

Crédito: INPE
Crédito: INPE

Dados do INPE indicam que o Cerrado já registrou 50744 focos de incêndios em 2024, o maior número desde 2012. Com relação ao mesmo período do ano passado, há um aumento de 93% no número de queimadas, a grande maioria causada por ação humana.

Acesse também:

Brasil vai atualizar padrões de monitoramento da qualidade do ar em 2025

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024