Quinta-feira, 9 jan 2025 - 10h16
Por Maria Clara Machado
Focos de incêndio saíram de controle no sul da Califórnia, quando ventos intensos com força de um furacão categoria 2 espalharam o fogo e fumaça nos últimos dois dias. Os bombeiros trabalham dia e noite em seis focos ativos no momento, que ameaçam a cidade de Los Angeles e os arredores. Milhares de pessoas continuam sob alerta vermelho.
Incêndios se agravam na Califórnia e destroem vilas de casas em Malibu. Crédito: RS/Fotos Públicas Segundo o Departamento Florestal e de Incêndios na Califórnia, 40% do incêndio Lidia Fire e 10% do Hurst Fire estão contidos. Ambos os focos estão um pouco mais afastados da região metropolitana de Los Angeles. Os demais, mais próximos à cidade, seguem fora de controle e já levaram as autoridades a emitirem ordens de evacuação de milhares de pessoas.
Os meteorologistas do Serviço Nacional dos Estados Unidos (NWS) explicam que embora as condições de vento sejam esperadas entre outubro e janeiro, a falta de chuva contribuiu para a situação perigosa do momento. Desde outubro passado as chuvas estão escassas e a região começou o início de inverno mais seco já registrado em 80 anos de dados meteorológicos. As chamas avançam com velocidade assustadora e já destruíram cerca de 13 mil estruturas em áreas nobres de Los Angeles, com um saldo de cinco mortes até agora, numa situação sem precedentes, segundo relatos dos moradores e das autoridades. Incêndio gigantesco destrói vilas de casas em Malibu, na Califórnia. Crédito: RS/ Fotos Públicas Bombeiros combatem o fogo em Pacific Palisades, região das montanhas de Santa Mônica. Crédito: RS/ Fotos Públicas Fogo saiu de controle na região de Malibu desde o dia 7. Crédito: RS/ Fotos Públicas
Crédito: Incêndio em Pacific Palisades, região litorânea de Los Angeles, dia 7 de janeiro. Crédito: ESA Outra imagem adquirida pelo satélite Aqua, da NASA, na quarta-feira, dia 8, mostra em detalhe a grande coluna de fumaça fluindo para oeste, em direção à Malibu, na costa do Pacífico. A área queimada já alcançava 44 km quadrados, de acordo com o Cal Fire. Detalhe de fumaça se espalhando em incêndio na Califórnia dia 8 de janeiro. Crédito: Earthobservatory/NASA Outros grandes incêndios como o Eaton irrompeu em Altadena, ao norte do centro de Los Angeles e o Hurst em San Fernando Valley, na noite de terça-feira. O mais recente queima na região Riverside na manhã desta quinta-feira, dia 9.
Mapa mostra principais incêndios ativos no momento na região de Los Angeles, na Califórnia. Crédito: Cal Fire De acordo com as previsões do NWS, os ventos ainda acima de 100 km/h e a baixa umidade mantém o quadro de alerta para os incêndios florestais perigosos no sul da Califórnia. A cidade de Santa Mônica está sob toque de recolher obrigatório. O governo da Califórnia declarou estado de emergência na terça-feira, enquanto o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou a área de Grande Desastre, facilitando assim as liberações de recursos para o combate aos incêndios florestais na região. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025