Terça-feira, 17 dez 2024 - 09h06
Por Maria Clara Machado
Um intenso terremoto de magnitude 7.3 atingiu a costa de Vanuatu, na Oceania, nesta terça-feira, dia 17, provocando sérios danos em edifícios na capital Port Vila. Uma vítima fatal foi reportada até o momento, mas o número poderá aumentar. O poderoso abalo sísmico chegou a gerar alerta de tsunami e diversas réplicas moderadas ainda estão ocorrendo.
Mapa mostra localização do terremoto que atingiu o arquipélago de Vanutau, no Pacífico. Crédito: Google Maps/Painel Global O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou o sismo às 1:47 UTC (12h47 hora local e 22h47 de segunda-feira, hora de Brasília) com epicentro localizado no mar, a 30 quilômetros a oeste de Port Vila e a uma profundidade estimada em 57 quilômetros. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC) emitiu alerta de tsunami cinco minutos após o abalo, indicando a possibilidade de ondas altas num raio de 300 quilômetros do epicentro. Diferentemente do USGS, o centro de alerta informou que a profundidade do evento foi de apenas 10 quilômetros.
As ondas atingiram alturas máximas de 25 centímetros em Vanuatu e 17 centímetros na cidade de Lenakel, na ilha de Tanna, no arquipélago. Mapa mostra o alcance das ondas sísmicas geradas pelo poderoso abalo de 7.3 magnitudes em Vanuatu. Crédito: USGS
Parte do edifício que abriga as embaixadas dos Estados Unidos e França ficou destruído. Carros nas ruas também foram atingidos por escombros e um deslizamento de terra soterrou um ônibus, em que havia passageiros. As equipes de resgate trabalham à procura de vítimas.
Entre as réplicas, quatro foram de intensidade moderada, variando entre 5.0 e 5.5 magnitudes. Novas réplicas ainda devem ser notificadas pelo USGS ao longo do dia. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025