Siga-nos
Sexta-feira, 19 nov 2021 - 16h56
Por Maria Clara Machado

Inundações severas isolam Vancouver e governo do Canadá decreta emergência

O governo do Canadá declarou estado de emergência na província de Colúmbia Britânica depois que tempestades, já consideradas recordes, provocaram inundações severas, que isolam Vancouver e outras localidades há cinco dias. As enchentes fecharam linhas ferroviárias e rodoviárias, o porto de Vancouver e milhares de pessoas tiveram moradias e fazendas tomadas pela água.

Imagem aérea de Vancouver após enchentes terem isolado a cidade esta semana. Crédito: Divulgação pelo twitter da Força Aérea do Canadá @RCAF ARC
Imagem aérea de Vancouver após enchentes terem isolado a cidade esta semana. Crédito: Divulgação pelo twitter da Força Aérea do Canadá @RCAF_ARC

Segundo informações divulgadas por agências de notícias internacionais, há uma vítima fatal e quatro desaparecidos na província de Colúmbia Britânica até o momento, enquanto o exército continua mobilizado no trabalho difícil de resgate da população.

As autoridades classificam o evento como histórico e terrível com comunidades e terras agrícolas inteiras devastadas.

Vancouver isolada por enchentes. Crédito: Divulgação pelo twitter da Força Aérea do Canadá @RCAF ARC
Vancouver isolada por enchentes. Crédito: Divulgação pelo twitter da Força Aérea do Canadá @RCAF_ARC

Exército trabalha para resgatar a população atingida pelas enchentes e deslizamentos no sudoeste do Canadá. Crédito: Divulgação pelo twitter da Força Aérea do Canadá @RCAF ARC
Exército trabalha para resgatar a população atingida pelas enchentes e deslizamentos no sudoeste do Canadá. Crédito: Divulgação pelo twitter da Força Aérea do Canadá @RCAF ARC

Rios voadores resultaram num outono excepcionalmente úmido
As chuvas torrenciais que arrasaram comunidades na Colúmbia Britânica, no Canadá, e em Washington, nos Estados Unidos, caíram principalmente durante o fim de semana e a segunda-feira, entre os dias 13 e 15 de novembro, resultado um rio atmosférico que se formou sobre o noroeste do Pacífico e migrou para essas áreas levando muita umidade aos solos já saturados.

O dia 14 de novembro de 2021 foi marcado por novos recordes de precipitações, que ultrapassaram valores diários históricos.

Uma imagem baseada em dados de satélites estima a quantidade de chuva e os locais do Canadá e dos Estados Unidos com os maiores volumes. O total de chuva ultrapassou 100 milímetros em 24 horas em todas as áreas manchadas por tom vermelho escuro.

Crédito: NASA
Crédito: NASA

O aeroporto da cidade Hope chegou a registrar 172 milímetros de chuva e Vancouver recebeu quase 135 milímetros, quantidade suficiente para isolar parte da Colúmbia Britânica em meio a enchentes e deslizamentos de terra.

Já o aeroporto de Bellingham, em Washington, registrou 121 milímetros em dois dias, quebrando o recorde de chuva para dois consecutivos na cidade.

O episódio foi agravado porque toda a região já vinha sofrendo com várias tempestades que deixaram o solo saturado. Foram vários sistemas meteorológicos que passaram pelo noroeste do Pacífico resultando num outono excepcionalmente úmido nos últimos meses, afirma a meteorologia.

Outra imagem de satélite em cor natural, adquirida no dia 16 de novembro pela missão Copernicus Sentinel-2, da Agência Espacial Europeia (ESA), mostra as inundações que ocorreram ao longo do rio Nooksack, em Washington.

Crédito: ESA
Crédito: ESA

As enchentes atingiram vários bairros, fazendas e empresas ao longo das margens do rio. Somente no condado de Whatcom, em Bellingham, cerca de 500 pessoas precisaram evacuar suas casas.

Em Hope, foram mais de 1.000 pessoas que ficaram presas em estradas quando tentavam deixar a região. No Vale Fraser, no sudoeste da Colúmbia Britânica, milhares de animais precisaram sair de forma dramática e muitos não resistiram quando a água da enchente inundou as fazendas.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024