Siga-nos
Terça-feira, 27 ago 2024 - 10h13
Por Maria Clara Machado

Japão em alerta máximo para a chegada do intenso tufão Shanshan

O tufão Shanshan já está próximo das Ilhas Amami, no sul do Japão, deixando a região em alerta máximo para ventos destrutivos e chuvas torrenciais com potencial para inundações. Os ventos atuais de Shanshan estão em 190 km/h, com rajadas mais intensas. O tufão segue em direção a Honshu, a maior ilha do país.

Imagem de satélite mostra posição do tufão Shanshan, ao sul do Japão, nesta terça-feira. Crédito: satélite Himawari-8/9 JMA
Imagem de satélite mostra posição do tufão Shanshan, ao sul do Japão, nesta terça-feira. Crédito: satélite Himawari-8/9 JMA

Você também pode se interessar pelo Podcast O que é esse tal de Novo El Niño?

Alerta máximo para amplas áreas
Os ventos intensos sobre a região de Amami poderão ainda alcançar rajadas de 240 km/h, com força para derrubar veículos em movimento, alerta a meteorologia do Japão.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) divulgou que o caminho do tufão está difícil de prever completamente, mas tudo indica que o fenômeno deve tocar o solo pelo sul, levando chuvas generalizadas para amplas áreas do oeste ao leste do Japão entre esta terça-feira à noite e a quinta-feira. Os alertas incluem mar extremamente agitado, ondas altas e deslizamentos de terra.

O sul de Kyushu, por exemplo, poderá acumular volumes de chuva de 300 mm e Amami cerca de 400 mm em 24 horas. Até quarta-feira a chuva vai aumentar com a aproximação do tufão e a região de Kinki poderá ter 180 mm e as regiões de Tokai e Shikoku cerca de 200 mm.
Diante dos alertas em vigor, toda a população está sendo orientada para realizar os preparativos contra a calamidade.

Imagem de satélite mostra área do tufão Shanshan sobre ilhas ao sul do Japão dia 27. Crédito: JTWC/SATOPS
Imagem de satélite mostra área do tufão Shanshan sobre ilhas ao sul do Japão dia 27. Crédito: JTWC/SATOPS

O Joint Typhoon Warning Center (JTWC) prevê ventos na ordem de 155 km/h quando Shanshan começar a passar por Kyushu durante a quarta-feira. Pela projeção do JTWC, as áreas de chuva do tufão devem alcançar as regiões de Kyoto e Tóquio no fim de semana, porém com enfraquecimento da intensidade dos ventos.

Trajeto estimado para o tufão Shanshan nos próximos dias. Crédito: JTWC
Trajeto estimado para o tufão Shanshan nos próximos dias. Crédito: JTWC

As autoridades já estimam que o impacto do tufão Shanshan por grande parte do arquipélago principal vai aumentar o risco de desastres pela chuva forte com um prejuízo que poderá chegar a 6 bilhões de dólares.

Shanshan é o fenômeno número 10 da temporada de 2024 e veio ganhando força sobre o Pacífico desde o fim de semana. Só este mês, o Japão já sentiu os efeitos da tempestade tropical Maria e do recente tufão Ampil, em 12 e 16 de agosto, respectivamente.

Acesse também:

Tufão Ampil está próximo ao Japão e suspende centenas de voos em Tóquio

Tempestade tropical Maria provoca chuva recorde e inundações ao atravessar o Japão

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024