Siga-nos
Quarta-feira, 23 set 2020 - 10h49
Por Maria Clara Machado

Japão enfrenta chuvas fortes com a tempestade tropical Dolphin

Amplas áreas da costa leste do Japão estão em alerta com a proximidade da nova tempestade tropical Dolphin. Esta é a décima segunda tempestade da temporada de tufões do Pacífico 2020 e desta vez, deve trazer impactos para as áreas costeiras continentais do Japão.

Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Dolphin bem próxima à costa leste do Japão nesta quarta-feira. Crédito: JMA.
Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Dolphin bem próxima à costa leste do Japão nesta quarta-feira. Crédito: JMA.

Diferentemente das últimas tempestades e dos recentes tufões que avançaram pelas ilhas ao sul do Japão, como Okinawa, Dolphin teve um trajeto em direção ao sudeste do país e provoca chuva forte e agitação no mar perto da costa nesta quarta-feira, dia 23.

A tempestade tropical Dolphin encontra-se a 280 quilômetros ao sudeste da Ilha Hachijo, no Pacífico, se aproximando do litoral leste do Japão continental a uma velocidade de 20 km/h, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA) nesta manhã. Dolphin produz ventos de 90 km/h com rajadas maiores, mas não está previsto uma intensificação da tempestade.

A tempestade tropical Dolphin deve ter uma trajetória pelo mar contornando o leste do Japão espalhando chuva hoje e amanhã, quando então começa a enfraquecer.

Trajeto estimado para a tempestade tropical Dolphin nos próximos dias. Crédito: JMA
Trajeto estimado para a tempestade tropical Dolphin nos próximos dias. Crédito: JMA

As chuvas fortes com ventos fortes poderão causar inundações e deslizamentos de terra em partes do leste do país, alertou a JMA. Os governos locais estão em alerta para uma possível evacuação das áreas costeiras.

Os últimos tufões que passaram sobre os arquipélagos ao sul do Japão foram o Maysak, em setembro e o Bavi em agosto.

Quer saber mais sobre outros fenômenos ao redor do globo? Acesse nossos podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024