Siga-nos
Terça-feira, 24 set 2024 - 16h13
Por Maria Clara Machado

John evolui de tempestade para furacão categoria 3 antes de atingir o México

A tempestade tropical John se fortaleceu muito rapidamente sobre o Pacífico leste, ao largo da costa sul do México, evoluindo para um furacão categoria 3, na escala de ventos Saffir-Simpson, durante a segunda-feira. A tormenta chegou à noite com chuvas pesadas e pelo menos duas mortes já ocorreram em um deslizamento de terra em Guerrero.

Ventos do furacão John atingiram 195 km/h antes de tocar o solo em Guerrero. Crédito: divulgação redes sociais
Ventos do furacão John atingiram 195 km/h antes de tocar o solo em Guerrero. Crédito: divulgação redes sociais

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

O grande furacão John tocou o solo pela cidade de Marquelia, no estado de Guerrero, com ventos máximos sustentados de 195 km/h.

Na segunda-feira pela manhã, as rajadas de vento estavam em 100 km/h e John passou por uma rápida intensificação. O furacão ganhou intensidade durante o dia com ventos que aumentaram de 140 km/h para 195 km/h em poucas horas. John chegou por volta das 21h15, hora local, com chuvas torrenciais e ventos intensos que derrubaram árvores, fiação, placas e postes de energia elétrica.

Segundo as autoridades, somente no estado de Oaxaca, cerca de 3 mil pessoas foram evacuadas das zonas costeiras de risco para 80 abrigos na região.

Os alertas de furacão e tempestade tropical foram suspensos pelo governo do México nesta tarde, embora ainda possam ocorrer mais chuvas intensas.

Alerta ainda é de muita chuva!
De acordo com as últimas informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), John se dissipou sobre o continente, mas seus resquícios ainda poderão provocar muita chuva com risco de inundações relâmpagos sobre o sul e sudoeste do México por vários dias.

Mapa mostra estimativa de altos volumes de chuva para a costa sul do México até o dia 28. Crédito: NHC
Mapa mostra estimativa de altos volumes de chuva para a costa sul do México até o dia 28. Crédito: NHC

Os totais de chuva estimados se mantêm e são extremamente altos, podendo variar de 300 mm a mais de 500 mm localmente até o final da quinta-feira. Essa grande quantidade de chuva deverá causar mais inundações repentinas e deslizamentos de terra com risco à vida, continua alertando o NHC.

Acesse também:

Tempestade tropical John vai tocar a costa do México com chuvas de 500 mm ou mais

Clique + NOTÍCIAS aqui!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024