Siga-nos
Quarta-feira, 6 abr 2022 - 10h59
Por Maria Clara Machado

Lava em La Palma ainda está quente e provoca extensas colunas de vapor de água

Passado mais de três meses da grande erupção do Cumbre Vieja, em La Palma, camadas de lava ainda estão quentes por baixo da superfície e geram um espetáculo da natureza em dias chuvosos. Depois da chuva boa que caiu sobre a ilha no fim de semana, em muitas partes foi possível avistar extensas colunas de vapor d’água saindo do solo.

Nuvens se formam sobre fluxos de lava solidificados em La Palma. Crédito: Reprodução, vídeo divulgado por INVOLCAN.
Nuvens se formam sobre fluxos de lava solidificados em La Palma. Crédito: Reprodução, vídeo divulgado por INVOLCAN.

Rios de nuvens
Este fenômeno aconteceu porque os fluxos de lava escorridos resultado da erupção mais recente de três meses do vulcão Cumbre Vieja, ainda estão quentes o suficiente para fazer a água da chuva evaporar do solo, mesmo após três meses do término da erupção.

A erupção histórica do Cumbre Vieja, em La Palma, que começou em 19 de setembro do ano passado foi considerada encerrada pelos especialistas em 25 de dezembro de 2021. Foram cerca de três meses de atividade vulcânica, com vários fluxos de lava cobrindo quilômetros da parte sul da região, grandes danos e transformações na ilha das Canárias.

Toda lava escorrida, que chegou a atingir mais de 10 metros de altura em partes da ilha, se solidificou em contato com ar, adquirindo uma cor escura como uma grande rocha. Este é um processo natural.

Entretanto, abaixo da camada externa, a temperatura pode continuar elevada por muito tempo e isto explica a reação física que ocorre quando a chuva penetra sobre essas áreas.
A água da chuva mais fria, em contato com a lava oculta, ainda suficientemente quente, evapora formando as colunas de vapor como se fossem rios de nuvens.

Confira as imagens espetaculares do dia 3 de abril, após a chuva que atingiu La Palma:

Ouça também o Podcast O que está acontecendo na Ilha de São Jorge, nos Açores?



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024