Siga-nos
Quarta-feira, 19 jun 2024 - 09h13
Por Maria Clara Machado

Maio de 2024 é o mais quente já registrado em um ano de temperaturas recordes na Terra

Dados da NOAA acabam de confirmar o que os cientistas do clima já alertavam. Maio de 2024 foi o maio mais quente já registrado na Terra e é o décimo segundo mês consecutivo de temperaturas médias globais recordes. O recorde global também é observado mais uma vez nas temperaturas da superfície dos oceanos.

Imagem ilustrativa. Satélite SWOT monitora os oceanos e rios no planeta. Crédito:  CNES/NASA
Imagem ilustrativa. Satélite SWOT monitora os oceanos e rios no planeta. Crédito: CNES/NASA

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

A temperatura média global de maio ficou 1,18°C acima da média em 175 anos de dados da NOAA, marcando um ano de recordes no planeta.

A NOAA destaca que as temperaturas estiveram acima do normal na maior parte do globo terrestre. Algumas exceções foram o oeste da América do Norte, Groenlândia, sul da América do Sul, oeste da Rússia e parte do leste da Antártida.

Mais um recorde foi batido levando em conta ainda os meses de março a maio, ou seja, o período da primavera no hemisfério Norte e do outono no hemisfério Sul. A temperatura da superfície global ficou 1,29°C acima da média.

Desde o começo de 2024, África, Europa e América do Sul tiveram, isoladamente, o seu período mais quente já registrado. A América do Norte aparece em segundo lugar no ranking dos primeiros meses de 2024.

As temperaturas médias dos oceanos também alcançaram novo recorde pelo décimo quarto mês consecutivo, o que vem sendo determinante no agravamento dos eventos extremos de clima.

O destaque de calor anormal na superfície do mar foi o Oceano Atlântico tropical. O sul do Pacífico e do Índico registrou, por outro lado, temperaturas abaixo da média.

Mapa destaca os eventos climáticos mais significativos de maio de 2024. Crédito: NOAA/NCEI
Mapa destaca os eventos climáticos mais significativos de maio de 2024. Crédito: NOAA/NCEI

Outros números importantes
A cobertura mundial do gelo marinho em maio se manteve abaixo da média para o período tanto no Ártico quanto na Antártica, sendo a sétima menor em 46 anos, segundo as informações divulgadas pela NOAA.

Com relação às tempestades ciclônicas, cinco fenômenos ganharam força e foram nomeados durante o mês de maio, número também ligeiramente acima da média do período de 1991-2020.

Os indicativos da NOAA são de 50% para que 2024 termine como o mais quente já visto no planeta e de 100% de chance de ficar entre os cinco mais quentes da história das medições meteorológicas.

Acesse também:

NOAA declara fim do El Niño e chances aumentam para a volta do La Niña em breve

Egito vive onda de calor sufocante e cortes de energia frequentes

Turquia, Chipre e Grécia enfrentam grande onda de calor e aumento de incêndios florestais



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024