Siga-nos
Sexta-feira, 10 dez 2021 - 12h19
Por Maria Clara Machado

Marinha do Brasil nomeia tempestade subtropical Ubá e emite aviso especial

A Marinha do Brasil emitiu aviso especial nesta sexta-feira sobre a tempestade subtropical Ubá, que se originou a partir de uma área de baixa pressão atmosférica que vinha atuando na altura da costa do Rio de Janeiro nos últimos dias. A meteorologia acompanha com atenção a trajetória deste sistema, que tem um deslocamento atípico sobre o Atlântico Sul, mas pretende manter os efeitos sobre o oceano.

Imagem de satélite mostra a formação ciclônica nomeada como tempestade subtropical Ubá pela Marinha do Brasil. Crédito: 10 dezembro/15:00UTC/NOAA/Goes-East
Imagem de satélite mostra a formação ciclônica nomeada como tempestade subtropical Ubá pela Marinha do Brasil. Crédito: 10 dezembro/15:00UTC/NOAA/Goes-East

Segundo aviso da Marinha, a tempestade subtropical Ubá está com pressão central de 997 hPa e se move sobre mar aberto em direção à costa do Sul do Brasil produzindo ventos máximos sustentados de pelo menos 63 km/h podendo alcançar 75 km/h.

O aviso ainda ressalta rajadas de vento mais fortes na área sul oceânica com previsão de mar grosso, associado aos ventos fortes que poderão chegar a 87 km/h no oceano até o final do sábado.

Normalmente, uma área de baixa pressão atmosférica ou um ciclone extratropical se forma na altura do Uruguai ou da Região Sul e se desloca pelo mar em direção ao Sudeste. Muitas vezes acaba também se afastando para o oceano até se dissipar.

Desta vez, a área de baixa pressão se formou na altura do Rio de Janeiro e está descendo em direção ao Sul. Entretanto, como Ubá está longe do litoral da Região Sul não oferece riscos às áreas territoriais e todos os efeitos serão observados sobre mar aberto nas próximas 24 horas.

Ubá vem do tupi-guarani e significa canoa escavada em um tronco de árvore e é a décimo quarto fenômeno subtropical já nomeado pela Marinha nas águas brasileiras.

Aviso emitido pela Marinha do Brasil dia 10 de dezembro:
AVISO NR 1299/2021
AVISO ESPECIAL
EMITIDO ÀS 1300Z - SEX - 10/DEZ/2021
TEMPESTADE SUBTROPICAL "UBÁ" COM PRESSÃO CENTRAL 997 HPA EM 31S041W, MOVENDO-SE PARA SUL VENTO FORÇA 8/9 COM RAJADAS FORCA 10//11 AFETANDO A ÁREA SUL OCEÂNICA. MAR MUITO GROSSO ASSOCIADO. POSIÇÕES ESTIMADAS:
101800Z: 32S041W - 993HPA - VENTO MÁXIMO SUSTENTADO FORÇA 9 - TEMPESTADE SUBTROPICAL
110000Z: 33S041W - 995HPA - VENTO MÁXIMO SUSTENTADO FORÇA 8 - TEMPESTADE SUBTROPICAL
111200Z: 34S040W - 997HPA - VENTO MÁXIMO SUSTENTADO FORÇA 8 - TEMPESTADE SUBTROPICAL
VÁLIDO ATÉ 120000Z.


Chuva torrencial no sul da Bahia
A chuva torrencial que desabou sobre o sul da Bahia na quarta-feira tem relação com uma frente fria que acompanha o sistema ciclônico agora nomeado de Ubá.

Imagem de satélite baseada no vapor de água mostra uma frente fria no sul da Bahia associada à área subtropical, na altura da região Sul. Crédito: NOAA
Imagem de satélite baseada no vapor de água mostra uma frente fria no sul da Bahia associada à área subtropical, na altura da região Sul. Crédito: NOAA

A chuva foi excepcional e provocou inundações severas em municípios como Itamaraju e Porto Seguro. Ambos já decretaram calamidade pública.

A previsão da Marinha do Brasil ainda é de pancadas de chuva ocasionalmente fortes e trovoadas na área entre Cabo Frio, Rio de Janeiro até Caravelas e Salvador, Bahia durante esta sexta-feira, em razão das nuvens mais pesadas que cobrem esta parte da costa do Brasil.

Ouça também o podcast Maiores terremotos de 2021



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024