Siga-nos
Segunda-feira, 14 out 2019 - 15h14
Por Maria Clara Machado

Milhares de socorristas continuam buscas por sobreviventes do tufão Hagibis

O Japão enfrenta consequencias graves por conta dos danos e do grande número de desabrigados, dois dias após a passagem do tufão Hagibis. O número de mortos subiu de 26 para 56 nesta segunda-feira, dia 14. A continuidade da chuva preocupa, mas milhares de socorristas continuam às buscas por sobreviventes.

Imagem aérea do rio Chikuma que transbordou na província de Nagano e atingiu mais outras cinco cidades. Crédito: portal mie
Imagem aérea do rio Chikuma que transbordou na província de Nagano e atingiu mais outras cinco cidades. Crédito: portal mie

Todo o centro, leste e nordeste do Japão foram afetados por chuvas torrenciais que causaram deslizamentos e inundações. Hoje, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) alertou para a possibilidade de novos deslizamentos, por conta da previsão de mais chuva nas áreas atingidas pelo tufão Hagibis.

A quantidade de chuva foi extraordinária e chegou a 40% do volume anual em algumas áreas. Em Hakone (Kanagawa) choveu 1.000 milímetros, enquanto em Izu (Shizuoka) foram 760 milímetros e em Chichibu (Saitama), foram registrados 680 milímetros no período de 48 horas.

O rompimento de um dique e o transbordamento do rio Chikuma, na província de Nagano, deixou um cenário devastador como um tsunami. As inundações afetaram partes de seis cidades: Ueda, Chikuma, Suzaka, Obuse, Nagano e Nakno.

Inundação em Nagano após a passagem do tufão Hagibis no sábado, dia 12 de outubro. Crédito: NHK
Inundação em Nagano após a passagem do tufão Hagibis no sábado, dia 12 de outubro. Crédito: NHK

Segundo a imprensa do Japão, 176 rios transbordaram no total, principalmente no norte e leste do país. Milhares de pessoas estão em abrigos sem data para retornarem às suas casas. Outros milhares estão sem energia elétrica e água potável.

O governo das Filipinas declarou ontem, que está disposto a oferecer assistência humanitária às vítimas do tufão Hagibis.

O super tufão Hagibis é o décimo nono da temporada de 2019 até agora e foi considerado devastador desde o início da sua formação no último dia 6 de outubro.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024