Siga-nos
Sexta-feira, 22 out 2021 - 10h29
Por Maria Clara Machado

Monte Aso continua em alerta após entrar em erupção no Japão esta semana

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) mantém o alerta nível 3 para o Monte Aso, localizado em Kumamoto, na importante ilha de Kyushu, no sul do Japão. O nível de alerta aumentou, em uma escala que vai até 5, depois do vulcão entrar em erupção na quarta-feira. O Monte Aso é um dos vulcões mais ativos do Japão e do mundo.

Erupção do Monte Aso na quarta-feira, dia 20. O vulcão permanece em alerta nível 3. Crédito: Imagem divulgada no twitter por moradora da região @Paprikagirl JP
Erupção do Monte Aso na quarta-feira, dia 20. O vulcão permanece em alerta nível 3. Crédito: Imagem divulgada no twitter por moradora da região @Paprikagirl_JP

Ao despertar por volta das 11h43, horário local, o vulcão lançou uma coluna de cinzas vulcânicas, que atingiu cerca de 3500 metros de altura.

Há dois dias não foram reportados grandes danos ou vítimas desta erupção. A região é turística e abrange as cidades japonesas de Aso, Takamori e a Vila de Minamiaso, na província de Kumamoto.

Veja como foi a violenta erupção do Monte Aso esta semana:

A Agência Meteorológica do Japão mantém o aviso de não se aproximar da zona de perigo determinada em torno do Monte Aso nesta sexta-feira, dia 22.

Mapa indica o status do vulcão Aso, no sul do Japão, nesta sexta-feira, dia 22. Crédito: JMA
Mapa indica o status do vulcão Aso, no sul do Japão, nesta sexta-feira, dia 22. Crédito: JMA

Outros dois vulcões, Sakurajima e Suwanosejima, localizados ao extremo sul do Monte Aso, também estão no status laranja, indicando alerta nível 3. A Agência Meteorológica do Japão monitora e emite os alertas para todos os vulcões do país.

O pico do Monte Aso tem 1592 metros de altura e sua caldeira é uma das maiores do mundo, com raio de 120 quilômetros e pertence à região de alta sismicidade do globo terrestre.

Acompanhe aqui a atividade de outros vulcão ativos no globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024