Quarta-feira, 30 out 2024 - 16h38
Por Maria Clara Machado
Monte Fuji tem o maior período sem neve em 130 anos de medições meteorológicas
Já era para a coroa de neve do Monte Fuji, a montanha mais alta do Japão, ter se formado, mas ela está muito atrasada este ano. É o maior período sem neve do Fuji em 130 anos de medições meteorológicas na região.
![]() Imagem ilustrativa do Monte Fuji em 25 de setembro de 2024. Crédito: divulgação via Threads @zecarinto Normalmente, a neve começa a se formar em média dia 2 de outubro. No ano passado, apareceu pela primeira vez em 5 de outubro, mas até agora nada aconteceu este mês, superando o recorde de neve tardia dos anos de 1955 e 2016, ambos os registros em 26 de outubro. A primeira neve do ano no Monte Fuji é significativa, pois marca a chegada do inverno e a cobertura segue durante a maior parte do ano até a temporada de escalada no verão, em julho. São milhões de visitantes que caminham até o cume por suas famosas encostas todas as temporadas.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (AMJ), o país viveu seu verão mais quente desde o início das medições em 1898. Dados da AMJ mostraram que a temperatura média entre junho e agosto de 2024 foi 1,76°C acima do normal para o período, ultrapassando o recorde anterior de 1,08°C registrado em 2010. O Japão continuou excepcionalmente quente na entrada do outono até a primeira semana de outubro com mais de 70 localidades registrando temperaturas máximas de 30°C. É consenso entre os especialistas que as mudanças climáticas podem estar por trás do atraso na formação da coroa de neve do Fuji. A redução da cobertura de neve não é exclusiva do Monte Fuji. Estudos recentes mostraram que a crise climática vem reduzindo a presença de neve em muitas áreas do Hemisfério Norte nos últimos 40 anos. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025