Siga-nos
Terça-feira, 1 jun 2021 - 16h05
Por Maria Clara Machado

Monte Nyiragongo ainda dá sinais em meio ao temor de outra erupção na RD Congo

Quase dez dias após a forte erupção do vulcão Nyiragongo, no leste da República Democrática do Congo, na África, a situação ainda é tensa em razão dos tremores de terra e da deformação no solo que continuam acontecendo na região, embora com menor frequência. No total, são 20 especialistas no momento para monitorar a situação da região.

Situação ainda é preocupante em Goma onde milhares de famílias necessitam de ajuda humanitária depois da erupção do vulcão Nyiragongo em 22 de maio. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter oficial Médicos Sem Fronteiras @MSF Portugal
Situação ainda é preocupante em Goma onde milhares de famílias necessitam de ajuda humanitária depois da erupção do vulcão Nyiragongo em 22 de maio. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter oficial Médicos Sem Fronteiras @MSF_Portugal

Situação ainda preocupa
Vulcanologistas estiveram a bordo de um helicóptero da ONU sobrevoando o monte Nyiragongo, o mais perigoso da África, e uma segunda cratera onde a lava derretida é visível a fim de avaliar os riscos de uma nova erupção.

Cientistas do INGV da Itália chegaram ao Observatório do Vulcão Goma para ajudar no monitoramento ao redor da cidade de Goma e o Lago Kivu. O Africa Museum e mais instituições também colabora com o Observatório do Vulcão Goma e divulgam relatórios diários.

Apesar de uma tendência geral de diminuição dos terremotos, os sismos continuam na área do Monte Nyiragongo. Ontem, mais 71 terremotos foram registrados e há evidências de deformação do solo na área de Goma e do Lago Kivu, por isso ainda é cedo para encerrar o estado de alerta avaliam os especialistas.

O último relatório, do dia 31 de maio, afirma que as atuais atividades sísmicas e a deformação do solo indicam a presença de magma sob a área urbana de Goma e o Lago Kivu, embora a energia liberada seja realmente menor. A impossibilidade de instalação de estações sísmicas no lago ou GPS torna difícil detectar com precisão qualquer ressurgência de magma sob o lago.

Em meio ao temor de uma nova erupção, os moradores de Goma ainda enfrentam saques e furtos. As casas abandonadas durante a evacuação estão sendo invadidas por bandidos que estão roubando pertences e eletrodomésticos.

Ajuda humanitária
A explosão vulcânica do Nyiragongo em 22 de maio despejou fluxos de lava em direção a cidade de Goma às margens do lago Kivu e arrasou aldeias próximas obrigando a evacuação de cerca de 400 mil pessoas. O saldo de mortos chega 30 e ainda existem crianças desaparecidas.

Equipes da Cruz Vermelha ajudam às famílias de Goma atingidas pela erupção do Nyiragongo. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter oficial @IFRCAfrica
Equipes da Cruz Vermelha ajudam às famílias de Goma atingidas pela erupção do Nyiragongo. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter oficial @IFRCAfrica

A Cruz Vermelha na África divulgou novas informações sobre a situação das crianças desaparecidas durante a evacuação desesperada de milhares de famílias que saíram de Goma em direção a Ruanda na noite do dia 22 de maio, quando o Nyiragongo despejava os fluxos de lava incandescente.

Segundo a Cruz Vermelha, 64 crianças estão de volta às suas famílias, mas ainda há muitas desaparecidas e algumas desacompanhadas recebendo comida e abrigo.

Equipes da Cruz Vermelha trabalham no levantamento de danos em Ruanda causados por terremotos após a erupção do Nyiragongo há quase dez dias. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter oficial @Rwandaredcross
Equipes da Cruz Vermelha trabalham no levantamento de danos em Ruanda causados por terremotos após a erupção do Nyiragongo há quase dez dias. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter oficial @Rwandaredcross

Especificamente em Ruanda, as equipes da Cruz Vermelha estão atuando no levantamento de danos causados com os terremotos que ocorreram na sequência da erupção do Nyiragongo.

Acesse também:

Cerca de 8 mil pessoas saíram do Congo fugindo da erupção do vulcão Nyiragongo



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024