Sexta-feira, 23 mai 2025 - 15h41
Por Maria Clara Machado
NOAA prevê formação de até 10 furacões na nova temporada de 2025
A NOAA acaba de divulgar oficialmente a previsão para a temporada de furacões do Atlântico norte de 2025. Segundo os meteorologistas, a temporada deve seguir acima do normal por mais um ano consecutivo, impulsionada por temperaturas acima da média no oceano Atlântico.
![]() Furacão Milton captado pelo satélite GOES-16 da NOAA no dia 8 de outubro de 2024. Crédito: NOAA
Assim, de 13 a 19 tempestades poderão ser nomeadas, das quais 6 a 10 poderão evoluir para furacões. Do total, 3 a 5 furacões serão um “Major Hurricane”, ou seja, terão categoria 3 ou mais na escala de ventos. Lembrando as tempestades tropicais no Hemisfério Norte, são nomeadas quando os ventos sustentados atingem a velocidade de 63 km/h. ![]() Probabilidades para a temporada de furacões de 2025. Crédito: NOAA/NWS Os impactos dos furacões estão muito além das áreas costeiras, com as inundações significativas avançando pelo interior do continente, por isso para a NOAA, os alertas precoces são fundamentais. Em 2024, o furacão Helene causou verdadeiras chuvas extremas no interior, que foram devastadoras e fatais para a Carolina do Norte. O Serviço Nacional de Meteorologia conta com modelos meteorológicos ainda mais avançados e sistemas de rastreamentos de furacões de última geração este ano para compor os alertas em tempo real. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) juntamente a NOAA poderão emitir alertas sobre sistemas tropicais até 72 horas antes da chegada das marés de tempestade ou dos ventos com força de tempestade tropical, permitindo às comunidades mais tempo para se prepararem.
Entretanto, as temperaturas oceânicas continuam mais altas do que a média no Atlântico, as previsões indicam cisalhamento de vento fraco e um potencial de maior atividade da Monção da África Ocidental. A maior disponibilidade de calor no oceano fornece mais energia para alimentar o desenvolvimento de tempestades, enquanto os ventos mais fracos ajudam que elas cresçam sem interrupções. No caso das monções da África, meteorologistas explicam que esta temporada apresenta um potencial de deslocamento para o norte de ondas tropicais que semeiam algumas das tempestades mais fortes e duradouras do Atlântico.
Confira abaixo os nomes escolhidos para as tempestades tropicais e furacões pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) neste ano de 2025: ![]() Lista alfabética dos nomes de tempestades tropicais de 2025, escolhidos pela Organização Meteorológica Mundial. Crédito: NOAA/NWS/OMM Por uma superstição, os nomes de furacões arrasadores e mortíferos são aposentados e ficam fora de listas futuras. Beryl, Helene, Milton e John da temporada de furacões de 2024, foram retirados das listas. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025