Siga-nos
Segunda-feira, 10 ago 2020 - 09h26
Por Maria Clara Machado

O que pode ter causado os tremores em Itabirito e em Ouro Preto?

Moradores das cidades de Itabirito e Ouro Preto, no centro-leste de Minas Gerais, relataram ter sentido os tremores que ocorreram na região nos últimos dias. Foram três tremores de terra registrados entre a sexta-feira e o sábado, sendo o maior evento de magnitude 2.7.

Imagem ilustrativa da Praça da estação em Itabirito, MG. Três tremores de terra foram sentidos por moradores da região. Crédito: Prefeitura de Itabirito/Rogério Franco.
Imagem ilustrativa da Praça da estação em Itabirito, MG. Três tremores de terra foram sentidos por moradores da região. Crédito: Prefeitura de Itabirito/Rogério Franco.

Ambos os tremores foram detectados tanto pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo quanto pelo Observatório Sismológico de Brasília.

Segundo o Centro de Sismologia da USP, os primeiros dois tremores ocorreram na sexta-feira, dia 7, às 0h53 com magnitude 2.0 e às 18h39 com magnitude 2.7, respectivamente. O terceiro tremor também de magnitude 2.7 ocorreu no sábado, dia 8, às 18h07, horário de Brasília.

A intensidade dos tremores diferenciou um pouco nas estações do Observatório Sismológico de Brasília, porém o valor mais forte também foi de 2.7 magnitudes no evento do sábado.

O que pode ter causados os abalos?
O diretor do Apolo11 Rogério Leite explica que os tremores em Itabirito ainda são de origem incerta.

“Eles podem estar associados às barragens que existem na região ou então a acomodações de terra que acontecem naturalmente. Outra possibilidade seria possíveis detonações em virtude das obras de ampliação da BR381, mas essas não produziriam sismos dessa magnitude. Apontar uma causa sem uma análise local pode ser muito precipitado, mas a presença de barragens pode induzir a pequenos sismos e isso não é incomum", afirma Rogério Leite.

Sabe-se que os eventos naturais de baixa magnitude acontecem em várias ocasiões em Minas Gerais e em outras partes do Brasil, sem maiores riscos às estruturas e a população local.

A Defesa Civil do estado de Minas Gerais afirma que os abalos recentes não tiveram impacto estrutural nas barragens da região ou alteração no nível de segurança. Também não foram registrados danos a moradias e imóveis em Itabirito e em Ouro Preto.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024