Siga-nos
Segunda-feira, 27 jul 2020 - 10h31
Por Maria Clara Machado

Olho do furacão Douglas passa raspando na costa do Havaí

O furacão Douglas seguiu a trajetória prevista inicialmente pelo NHC avançando sobre as águas do oceano Pacífico oriental em direção ao Havaí. Douglas se intensificou nos últimos dias atingindo a categoria 3, na escala de ventos Sáffir-Simpson e chegou ao Havaí ainda como um furacão categoria 1, durante este domingo. Poucos furacões na história tocaram o arquipélago provocando inundações.

Imagem de satélite mostra o olho do furacão Douglas numa distância mínima da costa de Maui neste domingo. Região recebeu ventos e chuvas fortes. Douglas é o primeiro furacão da temporada 2020 do Pacífico Crédito: Worldview/NASA.
Imagem de satélite mostra o olho do furacão Douglas numa distância mínima da costa de Maui neste domingo. Região recebeu ventos e chuvas fortes. Douglas é o primeiro furacão da temporada 2020 do Pacífico Crédito: Worldview/NASA.

O olho de Douglas se moveu ao leste do Condado de Maui e chegou bem próximo das áreas costeiras neste domingo. A extensão do furacão foi sentida no Havaí com ventos fortes, chuvas fortes e ondas perigosas.
É comum que tempestades tropicais e furacões se aproximem do Havaí, mas a maioria deles enfraquece antes de impactar às ilhas. Apenas dois furacões no passado foram capazes de tocar as ilhas: o furacão Dot em 1959 e o furacão Iniki em 1992.

Furacão Douglas ainda está ativo
O furacão Douglas está a 95 quilômetros a noroeste de Lihue, no Condado de Kauai, no norte do Havaí, na manhã desta segunda-feira. Douglas está se movendo rapidamente a uma velocidade de 26 km/h com direção oeste-noroeste, segundo as últimas informações divulgadas pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

As rajadas de vento estão na ordem de 150 km/h e Douglas deve começar a perder força a partir desta terça-feira. O furacão vai permanecer sobre as águas do Pacífico como tempestade ou depressão tropical nos próximos dias. As rajadas de vento devem cair para 80 km/h até a quarta-feira, informa o NHC.

Avisos de tempestade tropical estão ativos na região pelo NHC. Kauai ainda pode receber chuvas fortes com inundações repentinas e deslizamentos de terra. Grandes swells também são gerados por Douglas com risco à vida.

Douglas é o primeiro furacão da temporada no Pacífico
A temporada de furacões 2020 no Pacífico oriental (ou leste) tem sido lenta até o momento na comparação com anos anteriores. Três tempestades tropicais se formaram até agora, Amanda, Boris e Cristina. Douglas é o primeiro furacão da temporada 2020 no Pacífico, mas se destaca por ter conseguido tocar o território do Havaí.

A previsão da NOAA para 2020 é de uma temporada de furacões mais branda no lado do oceano Pacífico e mais ativa do lado do Atlântico Norte.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024