Siga-nos
Sexta-feira, 13 ago 2021 - 15h42
Por Maria Clara Machado

Onda de calor apelidada de Lúcifer faz temperatura atingir quase 49°C na Itália

O sistema meteorológico responsável por provocar a devastadora onda de calor em vários países da Europa nas últimas semanas recebeu o nome de Lúcifer e continua deixando a região em alerta, principalmente em razão dos grandes incêndios florestais. Ontem, a Itália registrou temperaturas extremas, enquanto Lúcifer se move lentamente em direção à Espanha e Portugal.

Incêndios florestais aumentaram no sul da Itália impulsionados pela forte onda de calor que atinge a região. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter Vigili del Fuoco/@emergenzavv
Incêndios florestais aumentaram no sul da Itália impulsionados pela forte onda de calor que atinge a região. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter Vigili del Fuoco/@emergenzavv

Incêndios florestais se agravam no sul da Itália
Uma estação medidora próxima à cidade italiana de Siracusa, ao sul de Catânia, no sudeste da Sicília, registrou 48,8°C na quarta-feira, dia 11 e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) verifica se este valor pode ter sido o maior da história de medições da Europa até agora.

A maior temperatura que se tem registro na Europa é de 48°C observado em Atenas, na Grécia, em 10 de julho de 1977.

Ouça o podcast IPCC 2021: O que está se discutindo sobre as mudanças climáticas?

Depois de um dia escaldante, o fogo se espalhou pelas colinas da pequena cidade e os bombeiros entraram em ação. As informações divulgadas foram de cerca de 300 operações só no período de 12 horas na Sicília e nas áreas montanhosas da Calábria com ajuda de cinco aviões e do exército para combater as chamas. Foram reportadas quatro mortes na Calábria e uma na Sicília.

Palermo e Linguaglossa, nas encostas do vulcão Etna, estão entre as cidades atingidas pelos incêndios florestais.

A onda de calor vem intensificando os incêndios florestais também sobre a Campânia, Puglia, Basilicata e a ilha da Sardenha nos últimos dez dias, mas tiveram a situação agravada esta semana.

Segundo autoridades italianas, a grande maioria dos incêndios na Itália é causada por ação humana, intencionais ou não, e encontram um cenário totalmente propício para as chamas de alastrarem rapidamente.

Os grandes incêndios florestais desta temporada de 2021 aumentaram desde o começo do mês sobre áreas da Turquia, da Grécia e da Argélia, além do sul da Itália e já evacuaram milhares de pessoas. A devastação é avassaladora sobre o meio ambiente e os animais, mas também sobre as moradias, construções e plantações.

As condições desfavoráveis como a vegetação muito seca e os ventos aliados a onda de calor, ainda espalham incêndios, que continuam ativos na Grécia. Na Argélia, o aumento recente dos incêndios foi trágico com pelo menos 69 vítimas fatais, dos quais 28 eram soldados.

Imagem de satélite divulgada no dia 10 de agosto mostra toda a área devastada pelos recentes incêndios florestais em Evia, na Grécia. Crédito: NASA
Imagem de satélite divulgada no dia 10 de agosto mostra toda a área devastada pelos recentes incêndios florestais em Evia, na Grécia. Crédito: NASA

Sobre Lúcifer
Os meteorologistas explicam que um anticiclone, ou uma grande área de alta pressão atmosférica, vinda do norte da África está atuando sobre o Mediterrâneo há dias, reduzindo a umidade e impulsionando a forte elevação das temperaturas em países do sul da Europa. O sistema está indo lentamente, agora, em direção à Espanha e Portugal, que também terão aumento das temperaturas.

A previsão também indica que o norte da Itália passará pela onda de calor com aumento da temperatura em Roma. Várias cidades estão sob alerta vermelho para calor extremo nesta sexta-feira, dia 13.

Acesse também:

Onda de calor está espalhando incêndios também na Grécia, na Espanha e na Itália

Incêndios florestais se tornam extremamente críticos e se alastram pela Grécia

Incêndio Dixie no norte da Califórnia supera o Bootleg e é o maior deste ano nos EUA



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024