Siga-nos
Segunda-feira, 18 jul 2022 - 10h11
Por Maria Clara Machado

Onda de calor chega ao Reino Unido e pode trazer temperaturas jamais vistas

A onda de calor, que já fez cerca de mil vítimas fatais em Portugal e na Espanha nos últimos dias, migrou para o norte da Europa e atinge com maior intensidade o Reino Unido. O Met Office, Serviço Nacional de Meteorologia, emitiu alerta vermelho para calor excepcional com previsão de possíveis temperaturas históricas.

Temperatura registrada em um termômetro de mão por morador de Londres, segunda-feira, dia 18. Crédito: Foto divulgada pelo twitter @dantvli
Temperatura registrada em um termômetro de mão por morador de Londres, segunda-feira, dia 18. Crédito: Foto divulgada pelo twitter @dantvli

40°C pela primeira vez
A temperatura já chega a quase 35°C nesta segunda-feira, dia 18, em áreas que são normalmente mais frias e sem preparo para enfrentar o calor intenso. A previsão é de que as temperaturas possam ainda atingir ou passar dos 40°C neste começo de semana, superando o recorde atual de 38,7°C registrado na Grã Bretanha em 25 de julho de 2019.

Crédito: Met Office
Crédito: Met Office


Segundo o Met Office, os modelos meteorológicos estão projetando uma chance de 50% das temperaturas chegarem na marca dos 40°C em áreas isoladas do Reino Unido até a quarta-feira e uma chance de 80% da temperatura máxima superar o recorde atual.

Mais ao norte do continente, a Escócia poderá ter temperaturas acima de 20°C, muito acima do normal para a região.

O calor de 40°C no Reino Unido já era estimado pelos especialistas em clima diante do aquecimento global e das mudanças climáticas para as próximas décadas, entretanto, as projeções estão antecipadas.

“Esperávamos não chegar a essa situação, mas pela primeira vez estamos prevendo mais de 40°C no Reino Unido. Em um estudo recente, descobrimos que a probabilidade de dias extremamente quentes no Reino Unido tem aumentado e continuará a aumentar ao longo do século, com mais temperaturas extremas esperadas para serem observadas no sudeste da Inglaterra”, declarou Dr. Nikos Christidis, cientista em clima da Met Office.

Incêndios e vítimas se multiplicaram
A França, que também está sofrendo com o calor acima da média desde o começo do verão de 2022, enfrenta uma série de incêndios, que já obrigaram a evacuação de mais de 10 mil pessoas, entre moradores e turistas no sul do país.

A temperatura poderá novamente chegar na marca dos 40°C em Paris e em áreas do interior da França esta semana com o deslocamento do um sistema de alta pressão atmosférica que está produzindo a onda de calor.

Este evento mais recente assolou Portugal e a Espanha na última semana, fazendo os termômetros e os incêndios florestais dispararem. O último balanço das autoridades é de pelo menos mil mortos nos dois países.

Acesse também:

Onda de calor faz incêndios florestais se multiplicarem pelo sul da Europa

Onda de calor: Portugal em alerta vermelho e risco máximo de incêndios

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024