Siga-nos
Sábado, 1 jun 2024 - 10h57
Por Maria Clara Machado

Onda de calor na Índia está além do suportável com temperaturas acima dos 50 graus

A Índia enfrenta uma intensa onda de calor com temperaturas que superaram os 50 graus esta semana. As temperaturas extremas forçaram um racionamento de água e já fizeram dezenas de vítimas por insolação.

Onda de calor atinge muitas partes do norte e noroeste da Índia neste dia primeiro de junho. Crédito: divulgação Instagram IMD/@mausam nwfc
Onda de calor atinge muitas partes do norte e noroeste da Índia neste dia primeiro de junho. Crédito: divulgação Instagram IMD/@mausam_nwfc

O Departamento Meteorológico Indiano (IMD) divulgou a máxima de 52,9°C, na capital Nova Délhi, no dia 29 de maio, a temperatura mais alta já vista no país.

O recorde superou o anterior de 49,2°C, registrado em maio de 2022. Entretanto, a estação medidora no subúrbio de Mungeshpur é automática e o valor atípico ainda está sendo examinado pelo IMD.

Quinze locais espalhados na capital Nova Délhi tiveram temperaturas entre 45°C e 49°C e muitas outras cidades do noroeste indiano tiveram temperaturas acima dos 42°C

Outras marcas históricas também foram observadas: fez 50,5°C na cidade de Churu, no estado de Rajastão e 50,3°C em Sirsa, no estado de Haryana.

Diante do calor extremo, o governo da capital precisou ordenar um racionamento de água. Há bairros em que não há água na torneira e em outros o abastecimento é escasso.

As autoridades também suspenderam as aulas pelo menos até 8 de junho no estado de Bihar, após estudantes terem passado mal por causa das temperaturas extremas.

Pelo menos 33 pessoas já morreram, com suspeita de insolação nos estados de Bihar, Uttar Pradesh e Odisha, até a sexta-feira, dia 31. Relatos de médicos em um hospital de Nova Délhi mostram que é alta a taxa de mortalidade por insolação, chegando a 60% até 80%.

O IMD ainda prevê temperaturas altas para este fim de semana com alerta de onda de calor para áreas do norte e noroeste do país. A temperatura ainda chega aos 44°C em Nova Délhi neste sábado, dia primeiro de junho.

Ondas de calor estão acima do suportável
Ondas de calor sempre atingiram a Índia, mas os especialistas alertam para o aumento das temperaturas extremas, que já estão acima do suportável para a saúde humana.

A Índia tem um saldo de 24 mil mortos em decorrência de ondas de calor desde 1992.

De acordo com estudiosos, o processo de transição do El Niño para o La Niña e a falta de ventos, associado às alterações climáticas, impulsionou o cenário de muito calor, especialmente no norte do país nos últimos dias.

Enquanto o norte sofre com o calor escaldante, o nordeste do país teve o impacto recente do ciclone Remal, que causou fortes chuvas e deslizamentos de terra. Remal deixou 27 mortos no estado indiano de Mizoram.

Acesse também:

Ciclone Remal força evacuação de milhares e faz vítimas na Índia e em Bangladesh

Mesmo com o fim do El Niño vão ocorrer temperaturas excepcionalmente altas, diz OMM

Você também pode se interessar pelo Podcast O que vai acontecer no clima do BR com a volta do La Niña?



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024