Siga-nos
Quinta-feira, 10 jun 2021 - 10h39
Por Maria Clara Machado

Onda de calor produz recordes de temperatura no sul do Canadá

A província de Manitoba, que faz divisa com Ontário, no Canadá e tem predominantemente paisagens de lagos, rios, montanhas e florestas, vivenciou uma forte onda de calor nos primeiros dias de junho. Altas temperaturas foram registradas em várias cidades do sul da região e bateram recordes de pelo menos 30 anos.

Manitoba já vivenciou duas ondas de calor nas últimas semanas. Temperaturas bateram recordes de mais de 30 anos. Crédito: Imagem do Lago Winnipeg, em 4 de junho, divulgada pelo twitter @bbphoto ca
Manitoba já vivenciou duas ondas de calor nas últimas semanas. Temperaturas bateram recordes de mais de 30 anos. Crédito: Imagem do Lago Winnipeg, em 4 de junho, divulgada pelo twitter @bbphoto_ca

Calor raro!
A comunidade Gretna foi a região com maior temperatura: 41,3°C, batendo o recorde de 36°C estabelecido em 1988.

O município de Emerson, no centro-sul de Manitoba registrou surpreendentemente temperatura de 40,6°C na última sexta-feira, 4 de junho, a mais alta em quase 100 anos, superando os 36,7°C de 4 de junho de 1922!

A lista de temperaturas recordes inclui outros municípios e segundo meteorologistas do departamento governamental Meio Ambiente e Mudança Climática Canadá, esta onda de calor de junho ultrapassou muitos recordes estabelecidos a cerca de 30 anos atrás.

Uma imagem adquirida pelos satélites da missão Copernicus Sentinel-2, mostra a área ao redor de Gretna, no sul de Manitoba, em 4 de junho de 2021 quando então, o calor era acima dos 41°C.

Imagem de satélite da região de Gretna, em Manitoba, no Canadá, adquirida pela missão Copernicus Sentinel-2 no dia 4 de junho. Crédito: União Europeia, Copernicus Sentinel-2.
Imagem de satélite da região de Gretna, em Manitoba, no Canadá, adquirida pela missão Copernicus Sentinel-2 no dia 4 de junho. Crédito: União Europeia, Copernicus Sentinel-2.

A região já tinha passado por outra onda de calor antecipada em meados de maio, que acabou desencadeando vários incêndios florestais e devastação na área próxima ao grande Lago Winnipeg, ao norte da cidade de Winnipeg.

Os climatologistas canadenses afirmam que esperam ondas de calor mais longas e mais quentes durante este verão.

Ouça também o podcast Aquecimento Global: dados da OMM indicam que estamos perto do aumento global de 1,5°C



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024