Siga-nos
Terça-feira, 18 fev 2025 - 10h28
Por Maria Clara Machado

Onda de calor prolongada traz temperaturas recordes do ano para RJ e SP

A onda de calor prolongada neste mês de fevereiro de 2025 está atingindo com maior intensidade a Região Sudeste e trouxe temperaturas recordes para cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. O calor extremo fez as autoridades adotarem protocolos diferenciados e em alguns locais as aulas da rede municipal foram reduzidas.

Imagem ilustrativa. Sol e calor no Rio de Janeiro com praias lotadas em 21 de janeiro. Crédito: RS/Fotos Públicas
Imagem ilustrativa. Sol e calor no Rio de Janeiro com praias lotadas em 21 de janeiro. Crédito: RS/Fotos Públicas

Rio de Janeiro entra no alerta nível 4
Já são dezessete dias de calor acima do normal no Rio de Janeiro com média de 36,6°C. Este é o fevereiro mais quente na capital fluminense desde 2003. Em especial o aumento do calor nos últimos dias, fez o Centro de Operações e Resiliência (COR) colocar a capital em alerta de Calor 4, numa escala que vai até o nível 5, pela primeira vez.

A cidade do Rio de Janeiro registrou 41,3°C, na Vila Militar, oficialmente pelo INMET, na segunda-feira, dia 17, sendo o dia mais quente do ano e deste verão até agora. A previsão se mantém na faixa dos 40°C a 44°C ainda por pelo menos mais três dias, por isso a região segue no alerta nível 4.

A onda de calor trouxe temperaturas extremas para a região metropolitana e para o interior do Rio de Janeiro. Em alguns municípios como Volta Redonda e Barra Mansa, as prefeituras adotaram uma redução na carga horária das escolas municipais e até suspenderam aulas neste começo de semana.

Onda de calor já dura dez dias em São Paulo
São Paulo também enfrenta a onda de calor intenso há dez dias e registrou ontem a temperatura mais alta do ano com a máxima de 34°C observada no Mirante de Santana, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Em Santos, no litoral, a temperatura chegou aos 42°C com sensação térmica no corpo de 50°C, de acordo com a Defesa Civil. Os termômetros de rua, que absorvem o calor do ar e do asfalto, marcaram até 48°C por volta das 15 horas.

Onda de calor continua por toda a semana
Os principais institutos de meteorologia e as Defesas Civis continuam alertando para mais calor em toda a Região Sudeste pelo menos até o dia 24 de fevereiro. Além disso, as temperaturas extremas também atingem a Região Centro-Oeste e parte do interior da Região Nordeste.

As temperaturas poderão ficar de 3°C a 7°C acima da média para o período com risco à saúde humana.

O Sul do Brasil já enfrentou a segunda forte onda de calor do ano na semana passada, que elevou as temperaturas para 42°C em municípios gaúchos como Quaraí, na fronteira.

Você também pode se interessar pelo Podcast Você tem ideia de como são nomeadas as grandes tempestades na Europa?



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025