Siga-nos
Terça-feira, 5 abr 2022 - 17h13
Por Maria Clara Machado

Onda de frio provoca temperaturas mais baixas em 75 anos na França

A onda de frio que chegou à França e à Europa neste começo de abril fez as temperaturas caírem abaixo de zero em praticamente todo o território francês. Em algumas áreas foram registradas as temperaturas mais baixas para o mês de abril desde 1947.

Geada ocorrida em território francês no dia 4 de abril. Crédito: Divulgação pelo twitter @SabineL67/@meteofrance
Geada ocorrida em território francês no dia 4 de abril. Crédito: Divulgação pelo twitter @SabineL67/@meteofrance

Abril mais gelado desde 1947
A neve e a geada fora de época voltaram ao país e deixaram 22 departamentos em vigilância laranja.

A situação trouxe temor para os agricultores franceses, que chegaram a instalar rede-anti-geada ou acender fogueiras e velas nos extensos vinhedos tentando proteger as videiras do frio de -5°C na região de Borgonha na manhã de ontem. O frio mais rigoroso ainda se estendeu por toda a metade sul da França.

A madrugada de domingo para segunda-feira foi a mais fria para um mês de abril em 75 anos, declarou a Météo-France em seu twitter oficial.

O serviço de meteorologia nacional divulgou algumas temperaturas históricas para o mês de abril: a temperatura caiu para -4,6°C em Chateauroux, a menor já vista nesta época em 121 anos de dados, com fortes geadas e generalizadas. Foram observadas mínimas de -6°C e -7°C em Charente, no oeste, e até -21°C em Doubs, no extremo leste da França.

O evento extremo foi comparado ao frio intenso de 2021 e aos episódios de geada ocorridos, que resultaram num verdadeiro desastre para a agricultura da França no ano passado.

Por que tanto frio?
Especialistas explicam que uma massa de ar frio migrou para a França em primeiro de abril acelerada por uma depressão carregada de muita umidade, o que resultou em precipitação chuvosa e com neve nos primeiros dias. Passada à precipitação, a geada se instalou com a brusca queda nas temperaturas causando danos às lavouras, principalmente na metade leste da França.

O que se sabe é que algumas variedades de plantas não serão afetadas por estarem em estágio inicial, já outras em floração ou frutificação poderão sofrer grandes perdas, ainda não avaliadas, disseram os agroclimatologistas.

O frio rigoroso também está trazendo outros impactos, como uma redução forçada no consumo de energia elétrica a pedido de autoridades. O aumento do uso de aquecimento pode trazer uma sobrecarga em rede nacional.

Alguns recordes mensais foram quebrados:

Temperaturas mínimas divulgadas nesta terça-feira, dia 5, pela Météo France.
Temperaturas mínimas divulgadas nesta terça-feira, dia 5, pela Météo France.


Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024