Segunda-feira, 2 dez 2024 - 10h38
Por Maria Clara Machado
A meteorologia já alertava para o processo de formação de um novo ciclone entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul durante o domingo, o que fez as nuvens de tempestades se espalharem provocando vários estragos. A situação mais grave aconteceu em Arroio do Tigre onde dezenas de pessoas ficaram feridas.
Pelo menos 50 pessoas ficaram feridas após um pavilhão de eventos ter desabado em Arroio do Tigre. Crédito: divulgação Rádio Sobradinho e Rádio Jacuí O choque do calor intenso no estado gaúcho com o ar frio que entrou na região também contribuiu para o tempo severo no primeiro dia de dezembro. As rajadas de vento atingiram mais de 70 km/h em várias localidades do sul ao norte gaúcho, chegando a 102 km/h em Caçapava do Sul e 101 km/h em Pinheiro Machado e com acumulados de chuva entre 40 mm a 70 mm, registrado por estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Dezenas de municípios no interior do Rio Grande do Sul sofreram com destelhamentos, queda de árvores e postes de energia. O município de Arroio do Tigre, no centro do estado, sofreu com um vendaval assustador, que derrubou parte da estrutura de um pavilhão onde acontecia um festival no Parque Municipal de Eventos Atílio Pasa. A estrutura de ferro não resistiu aos ventos fortes e ao menos 50 pessoas ficaram feridas. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram os estragos após o desabamento: Arroio do Tigre sofreu com vendaval na noite do domingo. Crédito: divulgação via Instagram @agoranovale Destruição após o desabamento de um pavilhão em Arroio do Tigre. Crédito: divulgação via Instagram @agoranovale O município passou por um temporal severo com granizo que danificou cerca de 850 casas há poucos meses.
Por causa dos ventos e danos, cerca de 440 mil clientes ainda amanheceram sem energia elétrica.
Imagem de satélite mostra as nuvens carregadas de uma frente fria sobre o Sul do Brasil dia 2 de dezembro. Crédito: WINDY |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025