Siga-nos
Terça-feira, 8 set 2020 - 16h04
Por Maria Clara Machado

Pequenos tremores são registrados em Minas Gerais e em Alagoas

Alguns pequenos tremores de terra foram registrados em Minas Gerais e em Alagoas durante o fim de semana prolongado de sete de setembro. Todos os sismos foram confirmados pelo Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (IAG).

Foto ilustrativa de Patrocínio, em Minas Gerais. Um tremor de terra de magnitude 2.9 foi registrado às 5h23 UTC no domingo. Crédito: Divulgação Prefeitura de Patrocínio/MG.
Foto ilustrativa de Patrocínio, em Minas Gerais. Um tremor de terra de magnitude 2.9 foi registrado às 5h23 UTC no domingo. Crédito: Divulgação Prefeitura de Patrocínio/MG.

O município de São Brás, no interior de Alagoas, divisa com o estado de Sergipe, registrou os pequenos tremores durante três dias. O primeiro abalo aconteceu às 2h30 UTC na sexta-feira e teve magnitude 2.0. O segundo abalo ocorreu às 20h18 UTC no sábado com magnitude de 2.1. Já o terceiro abalo foi registrado às 0h33 UTC no domingo com magnitude 2.2

Este último, mais forte, também foi detectado pelo Observatório Sismológico de Brasília, que avaliou a intensidade em 2.3 magnitudes.

Por serem de baixa magnitude, não houve relato de moradores e nem danos relacionados aos eventos de Alagoas.

Outro tremor de terra em Patrocínio, no Triângulo Mineiro, com magnitude 2.9, foi confirmado pelo IAG no último domingo. Este ocorreu na madrugada, mas também não resultou em problemas para a região.

Pequenos abalos são comuns no Brasil e geralmente não causam maiores danos estruturais e nem deixam vítimas. No final de agosto, 12 tremores de terra atingiram a região de Amargosa, na Bahia, sendo o mais intenso de magnitude 4.6. Dezenas de cidades sentiram o abalo, que por ter sido forte para os padrões brasileiros assustou muitos moradores em todo o leste da Bahia.


Ouça mais em nosso podcast: O que causou 12 tremores de terra na Bahia?



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024