Siga-nos
Quinta-feira, 21 jan 2021 - 13h45
Por Maria Clara Machado

Poderoso terremoto de magnitude 7.0 atinge as Filipinas e a Indonésia

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) validou um poderoso terremoto de magnitude 7.0 às 12:23 UTC desta quinta-feira, dia 21. O Painel Global mostra o epicentro localizado a 210 quilômetros a sudeste da cidade de Pondaguitan, nas Filipinas, região do Pacífico, a uma profundidade de 95 quilômetros.

Poderoso sismo acontece há menos de uma semana de outro forte tremor que deixou dezenas de vítimas na Indonésia. Crédito: PainelGlobal/Google
Poderoso sismo acontece há menos de uma semana de outro forte tremor que deixou dezenas de vítimas na Indonésia. Crédito: PainelGlobal/Google

Embora tenha sido um poderoso evento sísmico, o Centro de Alerta de Tsunami no Pacífico (PTWC) descartou a ameaça de tsunami em seu boletim. A profundidade em que aconteceu o evento favoreceu a dissipação de energia sob o oceano antes de chegar à superfície.

Uma réplica de magnitude 4.5 já foi observada às 14:40UTC na mesma região e outras réplicas ainda poderão ocorrer.

Davao, em Mindano, no sul das Filipinas, foi uma das cidades que mais sentiu o tremor. Além das Filipinas, ilhas da Indonésia também sentiram o forte terremoto. Como o epicentro do evento não aconteceu sobre áreas habitadas, o impacto acabou minimizado. Informações divulgadas por agências de notícias internacionais não falam em vítimas fatais até o momento.

Há menos de uma semana, um forte tremor de 6.2 magnitudes aconteceu sobre área habitada provocando muita destruição e deixando mais de 70 mortos em Sulawesi, na Indonésia.

Acesse também:

Forte terremoto na Indonésia deixa dezenas de vítimas e muita destruição

Ouça o podcast:

Tudo sobre o forte tremor e réplicas em San Juan na Argentina



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024