Quarta-feira, 7 ago 2024 - 10h54
Por Maria Clara Machado
Em meio a muita polêmica sobre as condições para mergulho no Sena, em Paris, a maioria dos nadadores da maratona aquática das Olimpíadas de 2024, pode realizar os treinos nas águas do rio nesta quarta-feira, dia 7. O teste foi cancelado na terça-feira novamente em razão da má qualidade do Sena.
Imagem ilustrativa. Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris com delegações do mundo navegando no rio Sena no dia 26 de julho. Crédito: Ville de Paris/Fotos Públicas
O projeto e as obras que custaram o equivalente a 1,4 bilhão de euros prometem melhora na qualidade das águas com o objetivo de permitir que a população de Paris possa entrar no rio até 2025. Um tanque gigantesco foi construído para capturar o excesso de água da chuva, evitando que os resíduos fluam diretamente para o rio, renovando a infraestrutura de esgoto. Em meados de julho, poucos dias antes da abertura das Olimpíadas de Paris, a prefeita da capital Anne Hidalgo chegou a mergulhar no Sena para provar sua segurança aquática.
Quatro triatletas que nadaram no rio durante as provas femininas e masculinas do triatlo no dia 31 de julho, apresentaram infecções gastrointestinais nos dias seguintes. A atleta Claire Michel, da Bélgica, teve o caso mais grave de infecção, e a organização do país precisou cancelar a sua participação e da equipe na prova de revezamento misto. Embora ambos os casos tenham acontecido após as provas no Sena, não houve uma comprovação final da relação dos problemas de saúde dos nadadores com a qualidade da água do rio até agora.
Técnicos explicam que a maioria das cepas E. coli e enterococos são inofensivas, mas existem as perigosas que podem causar sérias infecções no trato urinário ou no intestino. No caso do rio Sena, a qualidade da água está intimamente ligada ao clima. As fortes chuvas podem fazer com que as águas residuais e o escoamento fluam para o rio e assim resultem em níveis elevados de bactérias. Por outro lado, as temperaturas mais altas e os raios solares ultravioleta podem matar os germes e diminuir os níveis de bactérias na água. O final de revezamento misto do triatlo aconteceu na segunda-feira, dia 5. Já a maratona aquática feminina está marcada para a quinta-feira e a masculina para a sexta-feira, dias 8 e 9 de agosto. Caso o monitoramento diário volte a indicar nível alto de material fecal na água, a maratona aquática será transferida, desta vez, para o Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne, local dos eventos de remo e canoagem. Prefeita de Paris, Anne Hidalgo, nada no Sena no dia 17 de julho, após início do projeto histórico de despoluição. Crédito: Guillaume Bontemps/ Ville de Paris/Fotos Públicas |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024