Siga-nos
Sexta-feira, 3 jan 2025 - 16h06
Por Maria Clara Machado

Rachaduras aparecem no solo após série de novos tremores na Etiópia

Uma série de novos tremores considerados moderados e leves está sacudindo o centro da Etiópia, na África Oriental, desde o começo do ano, e já provocou grandes rachaduras no solo. A mesma região vem sofrendo com tremores constantes desde setembro de 2024.

Rachaduras apareceram na região de Awash Fentale, na Etiópia, após série de tremores. Crédito: divulgação via X @Arab Storms
Rachaduras apareceram na região de Awash Fentale, na Etiópia, após série de tremores. Crédito: divulgação via X @Arab_Storms

A terra está tremendo
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou pelo menos 16 tremores de terra na região de Awash Fentale, no centro do país, desde a chegada de 2025.

Os sismos tiveram intensidade variada entre 4.2 e 5.5 magnitudes e a maioria com profundidade estimada de 10 quilômetros. O terremoto mais forte da série foi validado nesta sexta-feira dia 3, às 17:01 UTC, pelo USGS.

As rachaduras apareceram no solo de Awash Fentale e os moradores registraram as imagens por celular. Os tremores também foram sentidos em várias partes da capital, Addis Ababa.

O Dr. Elias Lewi, Diretor de Geofísica e Ciência Espacial da Universidade de Addis Ababa, explica que embora a localização dos terremotos possa ser relativamente prevista, saber o momento exato de um sismo continua sendo um desafio. Segundo Lewi, a atividade sísmica ainda não diminuiu pelo movimento contínuo da falha geológica na região.

A Etiópia é atravessada pelo Grande Vale do Rifte, a falha geológica que se estende por 6 mil quilômetros da África Oriental ao Oriente Médio, onde o solo está se modificando. A atividade tectônica na região é vista com atenção por geólogos do mundo todo, que observam a chance de fragmentação do continente num futuro distante pela separação da placa africana.

Moradores estão fugindo
A área da Montanha Awash Fentale é uma zona propensa a terremotos. Um morador relatou que tremores semelhantes vêm ocorrendo desde setembro de 2024 e que casas já impactadas, acabaram desabando completamente agora com os sismos mais intensos.

As fissuras no solo que estão se expandindo ao longo do tempo assustam os moradores.

Crédito: divulgação via X @Arab Storms
Crédito: divulgação via X @Arab Storms

Crédito: divulgação via X @Arab Storms
Crédito: divulgação via X @Arab Storms

Há relatos de desabamentos em mais de 30 casas e da evacuação de muitas famílias em busca de refúgio. São pessoas que estão fugindo com todos os pertences que podem carregar, utilizando veículos, camelos ou até indo a pé.

Várias escolas também sofreram sérios danos nos tremores desta semana e as aulas das cidades mais atingidas estão suspensas no momento.

De acordo com o USGS, 50 terremotos entre leves e moderados foram registrados desde setembro de 2024. O número foi aumentando em setembro, outubro e novembro e se intensificou em dezembro, chegando a 36 tremores no total.

Acompanhe em tempo real todos os sismos registrados ao redor do globo aqui

Acesse também:

Forte tremor sacode El Salvador e é sentido em mais quatro países da América Central



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025