Siga-nos
Terça-feira, 19 jul 2022 - 11h44
Por Maria Clara Machado

Reino Unido chega aos 40°C pela primeira vez na história

A onda de calor extremo que está fervendo o norte da Europa fez as temperaturas subirem mais no Reino Unido e a marca de 40°C foi atingida na Inglaterra. Novos recordes também poderão ser estabelecidos no País de Gales e da Escócia ao longo do dia.

Mapa mostra as áreas mais quentes da Europa sob a onda de calor nesta terça-feira. A cor vermelha indica temperaturas superiores a 35°C. Crédito: WINDY
Mapa mostra as áreas mais quentes da Europa sob a onda de calor nesta terça-feira. A cor vermelha indica temperaturas superiores a 35°C. Crédito: WINDY

Ouça o Podcast Canícula histórica cobre a Europa

Inglaterra em alerta vermelho de calor extremo
O Met Office já divulgou a temperatura provisória de 40,2°C registrada do aeroporto de Heathrow, em Londres, às 12h50 (hora local) desta terça-feira, superando o recorde anterior de 38,7°C registrado em julho de 2019.

Crédito: Met Office
Crédito: Met Office

Outros recordes poderão ser observados ainda hoje na Inglaterra, no País de Gales e no sul da Escócia, diz o Met Office.

Também há recordes para serem confirmados das temperaturas noturnas. Fez 20°C em muitas áreas na noite passada. Foram registradas mínimas de 25,8°C em Kenley e Surrey, região metropolitana de Londres, e 24,5°C em Aberporth, no País de Gales.

Mudanças Climáticas
O calor fora do normal e nunca registrado antes na histórica meteorológica do Reino Unido, desde que o Met Office foi fundado em 1854, não deixa dúvidas aos especialistas em clima. Os efeitos das mudanças climáticas estão cada vez mais evidentes.

Crédito: WINDY
Crédito: WINDY

O calor excepcional para o Reino Unido coloca a região em emergência de saúde pública.

“Continuamos a ver temperaturas excepcionais no Reino Unido hoje e é importante que as pessoas planejem o calor e considerem mudar suas rotinas. Este nível de calor pode ter efeitos adversos para a saúde”, declarou o meteorologista-chefe do Met Office, Neil Armstrong, nesta terça-feira.

As autoridades orientam a população permanecer em casa e evitar o transporte público. Londres, assim como toda a Inglaterra e o Reino Unido não estão preparados para enfrentar temperaturas extremas, e a maioria das moradias e estabelecimentos não possuem ar condicionado, por exemplo.

Ontem, os trens pararam por segurança e pistas de dois aeroportos de Londres chegaram a derreter. Pelo menos 14 voos precisaram ser cancelados ou sofreram atrasos para os reparos.

Acesse também:

Onda de calor chega ao Reino Unido e pode trazer temperaturas jamais vistas

Onda de calor faz incêndios florestais se multiplicarem pelo sul da Europa



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024