Terça-feira, 7 jan 2025 - 16h27
Por Maria Clara Machado
Um terremoto muito forte de magnitude 7.1 atingiu uma ampla área entre a fronteira do Nepal e o Planalto Tibetano Meridional, próxima ao Monte Everest, nesta terça-feira, dia 7, deixando dezenas de vítimas e feridos até o momento. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) continua reportando diversas réplicas desde cedo e as buscas prosseguem.
Imagens aéreas em Shigatse, no Tibete, China, atingida pelo tremor. Crédito: reprodução/divulgação via X @DisastersAndI O terremoto teve epicentro localizado perto de Lobuche, um pequeno assentamento próximo ao Monte Everest, à 01:05 UTC (9h05, hora local) com profundidade rasa de apenas 10 quilômetros, pelo USGS. Desde os primeiros minutos do poderoso sismo, já ocorreram pelo menos 14 réplicas com intensidade acima de 4.0 chegando a 5.1 magnitudes. O Centro de Terremotos da China reportou o tremor com intensidade de 6.8 magnitudes e um total de 150 tremores secundários no decorrer do dia. As últimas informações divulgadas pela Agência de Notícia Xinhua são de 126 mortos e 180 feridos até o momento. Mais de 3600 casas sofreram danos e muitos ainda estão sob os escombros, o que deve elevar o balanço final das vítimas deste evento. Todas as áreas turísticas de visitação ao Everest estão fechadas. As equipes de resgate tentam chegar à região do epicentro, uma área de pequenas vilas isoladas nos vales da Cordilheira do Himalaia. Mapa mostra localização do epicentro e o alcance das ondas sísmicas do sismo ocorrido da região do Tibete e Nepal. Crédito: USGS
O terremoto também desencadeou uma grande avalanche no Monte Everest. Segundo dados do USGS, foram registrados 2235 tremores em um raio de 700 quilômetros ao redor do epicentro atual desde 1979. Já em torno de 100 quilômetros do epicentro de hoje, foram observados 85 eventos e o sismo mais próximo ocorreu a 11 quilômetros, atingindo magnitude 4.9. em dezembro de 2014.
|
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025