Siga-nos
Segunda-feira, 25 nov 2024 - 16h49
Por Maria Clara Machado

Rio atmosférico e ciclone bomba resultam em vários danos no oeste dos EUA e Canadá

Dois fenômenos intensos, um rio atmosférico conduzido por um grande ciclone bomba, atuaram sobre o noroeste e oeste dos Estados Unidos e do Canadá nos últimos dias, provocando vários danos com gravidade por conta da ventania, das chuvas torrenciais e da neve. Além dos estragos, quatro pessoas morreram.

Imagem de satélite mostra a formação do ciclone bomba perto da costa noroeste dos EUA no dia 22 de novembro. Crédito: divulgação Cira Csu/NOAA
Imagem de satélite mostra a formação do ciclone bomba perto da costa noroeste dos EUA no dia 22 de novembro. Crédito: divulgação Cira_Csu/NOAA

Você também pode se interessar pelo Podcast O que ficou do G20 que você precisa saber

O ciclone bomba atuou primeiramente próximo ao noroeste dos Estados Unidos e provocou ventos equivalentes aos de um furacão, passando de 160 km/h, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

As regiões mais impactadas foram Washington (EUA), a Califórnia (EUA) e a Colúmbia Britânica (Canadá), onde mais de um milhão de clientes tiveram queda de energia elétrica desde o dia 20. O Corpo de Bombeiros notificou inúmeras quedas de árvores sobre as casas em Seattle, por exemplo, de onde é uma das vítimas.

As mortes foram registradas duas em Washington por queda de árvores e duas na Califórnia por inundação e agitação no mar.

As chuvas pesadas provocaram enchentes com volumes recordes registrados na Califórnia como em Santa Rosa que teve 320 mm e a região de Cazadero com mais de 500 mm de chuva em três dias.

Também ocorreram deslizamentos de terra e queda de rochas, que bloquearam rodovias. A neve veio intensa na Sierra Nevada e o rio na comunidade de Guerneville transbordou.

Ruas e avenidas em São Francisco, na Califórnia, foram inundadas após chuvas intensas. Crédito: divulgação via X @DisastersAndI
Ruas e avenidas em São Francisco, na Califórnia, foram inundadas após chuvas intensas. Crédito: divulgação via X @DisastersAndI

Entenda o que aconteceu
O ciclone bomba é configurado quando um sistema de baixa pressão atmosférica apresenta uma intensificação muito rápida, no caso uma queda de pressão de pelo menos 24 milibares em 24 horas, num processo denominado “bombogênese”, daí o termo ciclone bomba.

O ciclone bomba atuou sobre o Pacífico, perto da costa noroeste dos Estados Unidos, a partir do dia 20, e as nuvens em torno do sistema é que direcionaram a chuva e os ventos fortes para a costa oeste.

Tanto a chuva intensa quanto a neve, observadas nos últimos dias no oeste do Estados Unidos, foram alimentadas pelo fenômeno do rio atmosférico, que por sua vez, foi conduzido pela formação do ciclone bomba.

A imagem destaca uma grande pluma de umidade, o rio atmosférico, que tem um alto teor de vapor d’água, ajudando a impulsionar a chuva. Crédito: Cira Csu/NOAA
A imagem destaca uma grande pluma de umidade, o rio atmosférico, que tem um alto teor de vapor d’água, ajudando a impulsionar a chuva. Crédito: Cira_Csu/NOAA

Acesse também:

Tempestade Caetano traz muita neve antes do tempo para várias áreas da França

Clique + NOTÍCIAS aqui!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024