Siga-nos
Segunda-feira, 2 mar 2020 - 09h57
Por Maria Clara Machado

Rio de Janeiro continua em estágio de alerta após chuvas extremas

Os temporais que desabaram sobre o Grande Rio entre sábado e domingo, na virada do mês, foram novamente arrasadores. Como em outras ocasiões, a chuva volumosa provocou enormes alagamentos, queda de árvores e muita destruição impactando diretamente moradores da área metropolitana do Rio de Janeiro. Quatro pessoas morreram.

Segunda-feira chuvosa na cidade do Rio de Janeiro. Região continua em estágio de alerta para mais chuva ao longo da semana. Crédito: Centro de Operações Rio.
Segunda-feira chuvosa na cidade do Rio de Janeiro. Região continua em estágio de alerta para mais chuva ao longo da semana. Crédito: Centro de Operações Rio.

O Rio de Janeiro está vindo de dias muito chuvosos e não foi somente o temporal do fim de semana que contribuiu para as graves ocorrências.

Muita chuva de novo
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou o acumulado extremo de quase 170 mm de chuva na estação da Vila Militar no período de 24 horas, entre sábado e domingo.

A chuva foi generalizada e o Sistema Alerta Rio da Prefeitura do Rio de Janeiro também registrou volumes elevados em diversas estações. Foram acumulados mais 118 mm de chuva na estação Santa Cruz, 157 mm na Grota Funda e 79 mm em Sepetiba nas últimas 24horas (das 9h às 9h).

Em quatro dias, o volume de chuva variou entre 100 a 200 mm em 25 estações medidoras do Rio de Janeiro. Destaque para os 198 mm que caíram sobre Bangu, 171 mm em Jacarepaguá, 189 mm na Grota Funda, 207 mm em Santa Cruz e 223 mm no Alto da Boa Vista nas últimas 96 horas.

Um homem morreu vítima de um deslizamento de terra em Jacarepaguá, outras duas mortes ocorreram em Mesquita, na Baixada Fluminense e a quarta vítima teria se afogado na zona norte da capital, segundo informações divulgadas pelos Bombeiros e da Defesa Civil.

Alagamento na Avenida Brasil, em Irajá, após chuvas arrasadoras entre sábado e domingo. Crédito: Centro de Operações Rio.
Alagamento na Avenida Brasil, em Irajá, após chuvas arrasadoras entre sábado e domingo. Crédito: Centro de Operações Rio.

Estágio de Alerta
Os institutos de meteorologia alertam para mais chuva sobre o estado do Rio de Janeiro e o Grande Rio esta semana. A preocupação com novos alagamentos e deslizamentos de encostas persiste. O mês de fevereiro também foi de muita chuva o que deixou o solo saturado e o nível dos rios elevados. É a mesma situação observada em São Paulo e em Minas Gerais nos dois últimos meses.

O Centro de Operações do Rio mantém o estágio de alerta nesta segunda-feira, dia 2. A probabilidade de escorregamento permanece alta na Barra/Jacarepaguá e média em outras regiões monitoradas da cidade.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024