Siga-nos
Quinta-feira, 28 nov 2024 - 12h31
Por Maria Clara Machado

Salvador tem o novembro mais chuvoso em 63 anos com dezenas de deslizamentos

A chuva que atinge Salvador desde o fim de semana passado se agravou entre terça-feira e quarta-feira, dias 26 e 27, resultando em dezenas de deslizamentos de terra, aumento do risco de desabamentos e alagamentos. A Defesa Civil confirmou a morte de um jovem de 23 anos, vítima de soterramento e outra pessoa desaparecida. Os alertas continuam nesta quinta-feira.

O Plano Preventivo de Defesa Civil incluiu  SMS com alertas de intensidade das chuvas  e o acionamento de sirenes. Crédito: RS/Fotos Públicas
O Plano Preventivo de Defesa Civil incluiu SMS com alertas de intensidade das chuvas e o acionamento de sirenes. Crédito: RS/Fotos Públicas

Você também pode se interessar pelo Podcast O que ficou do G20 que você precisa saber

Entre as áreas com o maior número de ocorrências estão o bairro da Liberdade e as regiões de Cabula e Tancredo Neves. Durante toda a quarta-feira, as sirenes tocaram alertando os moradores sobre o risco de deslizamentos e a necessidade de saída das moradias para os abrigos da prefeitura.

A chuva extrema na capital baiana também causou graves alagamentos e provocou o caos. As aulas precisaram ser suspensas nas áreas de risco, atingindo mais de 1,7 mil alunos.

Bairro do Comércio tomado pela inundação dia 26. Crédito: divulgação via X @erickrabello
Bairro do Comércio tomado pela inundação dia 26. Crédito: divulgação via X @erickrabello

Ruas ficaram completamente alagadas no bairro do Comércio. Crédito: divulgação via X @erickrabello
Ruas ficaram completamente alagadas no bairro do Comércio. Crédito: divulgação via X @erickrabello

Confira quanto choveu!
Os volumes de chuva surpreenderam e foram quase o triplo do normal para o mês, fazendo desse novembro o mais chuvoso desde 1961, pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A média histórica de Salvador em novembro é de 108 mm e a chuva já acumulava até ontem mais de 300 mm.

De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador, a estação meteorológica de Ondina registrou 322 mm até a quarta-feira.

Em várias localidades da capital os volumes de chuva ultrapassaram os 200 mm somente em 48 horas. Já o acumulado do mês está em 463 mm em San Martin, 445,4 mm no Retiro, 440 mm em Marechal Rondon, 439,8 mm em Boa Vista e São Caetano, 438,2 mm em Pau Miúdo, 433 mm em Mata Escura, 430,8 mm em Bom Juá, 427,8 mm em Uruguai, 418,6 mm em Saramandaia e 415,4 mm em Calçada.

Chuvas continuam em Salvador
A Defesa Civil alerta para continuidade das chuvas pelo menos durante esta quinta-feira, dia 28, e novas ocorrências.

Somente no período da manhã foram registradas mais 60 ocorrências com mais desabamentos, ameaças de deslizamentos, alagamentos e queda de árvores.

A tendência é que a situação das chuvas melhore durante o fim de semana.

**atualização: a segunda vítima de soterramento foi encontrada pelo Corpo de Bombeiros de Salvador nesta sexta-feira, dia 29.

Clique + NOTÍCIAS aqui!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024