Siga-nos
Segunda-feira, 27 jun 2022 - 18h31
Por Maria Clara Machado

Satélite da NASA revela piores inundações sobre Bangladesh em 122 anos

Imagens de satélite divulgadas recentemente pela NASA mostram a dimensão das grandes inundações que assolaram o norte e nordeste de Bangladesh, além do nordeste da Índia nos últimos dias. As enchentes de Bangladesh estão entre as piores a atingirem a região em mais de cem anos e provocaram a evacuação de 400 mil pessoas.

Sylhet, no nordeste de Bangladesh, foi um dos locais mais afetados pelas enchentes de junho consideradas históricas. Crédito: BDRCS
Sylhet, no nordeste de Bangladesh, foi um dos locais mais afetados pelas enchentes de junho consideradas históricas. Crédito: BDRCS

Drama das Monções no sudeste Asiático
As chuvas torrenciais, chamadas de monções, que caem em particular sobre o nordeste de Bangladesh e os estados de Assam e Meghalaya, anualmente durante o verão são esperadas e resultam com frequencia em grandes inundações, mas os eventos de junho deste ano já ganharam destaque pela intensidade com que vêm ocorrendo.

Após semanas de muita chuva, pelo menos quatro milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes e milhares ficaram desalojadas em Bangladesh e na Índia após as moradias serem tragicamente tomadas pelas águas, segundo levantamento das agências humanitárias.

No total, 12 distritos do norte e nordeste do país foram inundados o que obrigou uma evacuação de pelo menos 400 mil pessoas.

A cidade de Sylhet, no nordeste de Bangladesh, quase fronteira com a Índia, foi uma das mais castigadas pelas inundações, que tiveram ápice na semana passada e foram classificadas como uma das piores em 122 anos.

Um levantamento da UNICEF em Bangladesh mostrou que 90% na infra-estrutura sanitária foram afetadas e 36 mil crianças estão em abrigos superlotados. Toda parte de transporte e eletricidade ficou interrompida e as escolas fechadas.

A Cruz Vermelha atua fortemente com mais de 500 voluntários e trabalha diretamente no suporte às milhares de famílias afetadas pelas enchentes em Sylhet, em Bangladesh, oferecendo alimento, água potável, abrigo entre outros itens de socorro, além de cuidados médicos.

Imagens comparativas dos dias 8 de maio e 22 de junho, capturadas pelo satélite Aqua, da NASA, e com cores alteradas, revelam precisamente as áreas inundadas nas cores azul marinho e preto. As nuvens aparecem em branco ou ciano e a vegetação em verde.

Imagem de satélite mostra áreas de Bangladesh e da Índia antes das enchentes no dia 8 de maio. Crédito: NASA
Imagem de satélite mostra áreas de Bangladesh e da Índia antes das enchentes no dia 8 de maio. Crédito: NASA

Imagem de satélite mostra em azul grandes áreas de Bangladesh inundadas e em destaque a cidade de Sylhet no dia 22 de junho. Crédito: NASA
Imagem de satélite mostra em azul grandes áreas de Bangladesh inundadas e em destaque a cidade de Sylhet no dia 22 de junho. Crédito: NASA


Justamente em 22 de junho, o Centro de Previsão e Alerta de Inundações de Bangladesh informou que o nível das águas em rios da região estava acima da cota de perigo em diversos locais. Em Sylhet, metade das terras agrícolas ficou debaixo d’água.

As chuvas de monções que trouxeram as inundações e deslizamentos de terra em junho deixaram até o momento um saldo de 116 mortos em Bangladesh e na Índia, segundo as autoridades.

La Niña
O fenômeno La Niña entre outros fatores pode ter contribuído para chuvas muito acima do normal neste começo de período de monções. Anomalias na temperatura da superfície do mar, com águas mais quentes do que o normal, também impulsiona as monções de verão, explica a meteorologia.

Os volumes de chuva chegaram a 900 mm nos últimos dias em partes do nordeste da Índia.

Este evento climático extremo acontece após uma intensa onda de calor que atingiu a Índia há algumas semanas atrás.

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024