Quarta-feira, 22 set 2021 - 16h25
Por Maria Clara Machado
Segundo tornado atinge o oeste de Santa Catarina em uma semana
O estado de Santa Catarina foi novamente impactado pelo tempo severo esta semana com a chegada de uma frente fria e de fortes áreas de instabilidade. O oeste e o meio-oeste foram atingidos por intensas rajadas de vento, temporais e granizo. A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou mais um tornado em poucos dias, desta vez no município de Seara.
![]() Eucaliptos partidos ao meio pela força dos ventos em Seara, no oeste catarinese, na segunda-feira, dia 20. Crédito: Divulgação Defesa Civil
![]() Imagens obtidas por radar meteorológico durante a tempestade sobre a região de Seara na segunda-feira indicam a grande chance da formação de um tornado. Crédito: Divulgação Defesa Civil As imagens da destruição foram registradas por moradores no dia seguinte. A força dos ventos arrancou troncos de árvores e postes, provocou destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica. ![]() Destelhamento em Seara em razão dos ventos intensos na segunda-feira, dia 20. Crédito: Divulgação Defesa Civil Há uma semana o município de Guatambú, a cerca de 60 quilômetros de Seara, no oeste catarinense, também foi atingido por um tornado durante a passagem de outra frente fria. O evento foi confirmado pela Defesa Civil estadual.
Especialistas defendem que o estado de Santa Catarina vem sendo cada vez mais afetado por eventos extremos relacionados às mudanças climáticas e que os serviços de monitoramento, assim como os alertas emitidos são de extrema importância para salvar vidas.
O tempo severo atingiu em cheio os distritos de Santa Lúcia do Piaí e Vila Oliva, em Caxias do Sul, que decretou situação de emergência. No total, pelo menos 50 casas foram destelhadas e tiveram danos. ![]() Árvore arrancada pelo ventos em Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul na segunda-feira, dia 20. Crédito: Ederson de Oliveira/Prefeitura de Caxias do Sul Relatos de moradores falam que a ventania destrutiva durou dois minutos e algumas localidades. Algumas áreas foram completamente arrasadas e outras ficaram intactas. Meteorologistas da METSUL acreditam que os danos tenham sido causados por um tornado ou por outro fenômeno meteorológico chamado microexplosão. A análise foi baseada em imagens de radar antes da tempestade, nos tipos de danos localizados e outros dados técnicos. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2022