Siga-nos
Segunda-feira, 11 abr 2022 - 15h38
Por Maria Clara Machado

Serviço de Meteorologia dos EUA confirma tornado EF3 na Geórgia

Fortes tempestades formaram dezenas de tornados que varreram o sul dos Estados Unidos recentemente causando danos severos e dois mortos. O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) confirmou a intensidade dos tornados, que atingiram a parte central da Geórgia e mais outros três estados norte-americanos.

Motorista flagra tornado em Sumter Couty, na Geórgia, em 6 de abril. Dezenas de tornados atingiram o centro do estado. Crédito: Reprodução, imagem divulgada pelo twitter @GAFollowers <BR>
Motorista flagra tornado em Sumter Couty, na Geórgia, em 6 de abril. Dezenas de tornados atingiram o centro do estado. Crédito: Reprodução, imagem divulgada pelo twitter @GAFollowers

Tornados varreram quatro estados
O NWS confirmou a passagem de pelo menos 15 tornados na Geórgia entre os dias 5 e 6 de abril em levantamento atualizado neste fim de semana. Baseado nos estragos é possível estimar a velocidade dos ventos e a potência dos tornados.

Segundo o Serviço de Meteorologia, o mais forte deles foi classificado como um tornado EF3, na escala Fujita melhorada, tendo produzido ventos catastróficos estimados em 257 km/h.

O tornado EF3 atingiu a comunidade de Bonaire, na tarde de 5 de abril e percorreu quase seis quilômetros até sair do chão, antes de cruzar o rio Ocmulgee, no condado de Twiggs. No caminho, os ventos poderosos derrubaram duas grandes torres de alta tensão, postes de energia e destruíram várias casas.

Outro tornado, que atingiu o solo na comunidade de Fountainville adquiriu ventos de 170 km/h e percorreu a Geórgia por 28 quilômetros, disse o NWS. Várias árvores foram arrancadas.

Outro tornado é flagrado perto de Statesboro, na I-16, Geórgia. Crédito: Divulgação @GAFollowers
Outro tornado é flagrado perto de Statesboro, na I-16, Geórgia. Crédito: Divulgação @GAFollowers

O Centro de Previsão de Tempestades afirmou ter 35 relatórios de tornados incluindo a Geórgia, o Alabama, o Mississipi e a Carolina do Sul. As fortes chuvas também atingiram o Texas onde uma pessoa morreu com a queda de árvore. A outra vítima fatal foi da Geórgia.

Mais de 25 mil consumidores ficaram sem energia elétrica na Geórgia e na Carolina do Sul, divulgou a PowerOutage.us.

Março teve recorde de tornados
A primavera é a estação mais propícia à formação de tornados no sul e leste dos Estados Unidos, mas eles podem ocorrer em qualquer época do ano. Março de 2022 acumulou o maior número de tornados já registrado no período chegando a 218 fenômenos. O recorde para março até então era de 192 tornados registrados em 2017.

Crédito: NWS/Storm Prediction Center
Crédito: NWS/Storm Prediction Center

Outro dado importante é que este é o quarto ano consecutivo com um tornado EF4 registrado no mês de março. Anteriormente, ocorreram tornados superiores a EF3 por cinco anos consecutivos no período entre 1963 a 1967.

Acesse também:

Série de dezenas de tornados atinge quatro estados norte-americanos



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024