Siga-nos
Segunda-feira, 28 out 2019 - 16h11
Por Maria Clara Machado

Super ciclone tropical Kyarr tem ventos de 234 km/h no mar da Arábia

O poderoso ciclone tropical Kyarr se fortaleceu no mar da Arábia, no oceano Índico, depois de ter provocado chuva forte em estados da Índia durante a última sexta-feira. Kyarr está na categoria 4 na escala Sáffir-Simpson, com rajadas de vento que estão passando de 230 km/h. Uma intensidade rara de se observar na região.

Imagem de satélite mostra o poderoso ciclone tropical Kyarr, na categoria 4, sobre as águas do mar da Arábia. Crédito: Wordview/Nasa.
Imagem de satélite mostra o poderoso ciclone tropical Kyarr, na categoria 4, sobre as águas do mar da Arábia. Crédito: Worldview/Nasa.

Existe a grande dúvida para onde Kyarr vai?
A trajetória exata de Kyarr ainda é incerta, pois os modelos meteorológicos utilizados para acompanhar a tormenta estão divergindo quanto o rumo do ciclone.

O olho do ciclone tropical está a cerca de 760 km da costa de Omã e as áreas costeiras baixas do país estão ameaçadas por inundações e tempestades a partir desta segunda-feira, dia 28. A região também está em alerta para mar muito agitado e ondas que poderão variar de 3 a 6 metros.

Alguns centros de Meteorologia e modelos consideram que Kyarr continue se movendo lentamente pelo mar da Arábia com direção oeste-noroeste diretamente rumo a Omã e aos Emirados Árabes Unidos, deixando toda rota em alerta. Embora o ciclone tropical deva enfraquecer nas próximas 48 horas caindo para categoria 2 na escala Sáffir-Simpson, possivelmente deixará o mar agitado e poderá causar tempestades até a quinta-feira, dia 31 de outubro.

Imagem de satélite mostra a posição do super ciclone tropical Kyarr nesta segunda-feira, dia 28. Seus ventos estão chegando a 234 km/h. Crédito: Worldview/Nasa.
Imagem de satélite mostra a posição do super ciclone tropical Kyarr nesta segunda-feira, dia 28. Seus ventos estão chegando a 234 km/h. Crédito: Worldview/Nasa.

Já outros modelos meteorológicos sugerem o oposto, ou seja, que o ciclone tropical Kyarr siga com direção sudoeste. Kyarr pega Omã, mas ameaçaria, portanto, as áreas costeiras do Golfo do Áden, mais ao sul da região.

A trajetória do intenso ciclone Kyarr é monitorada de perto pelos órgãos e centros de meteorologia da região.

Ventos gerados pelo super ciclone tropical Kyarr no mar da Arábia. Crédito: Windy.
Ventos gerados pelo super ciclone tropical Kyarr no mar da Arábia. Crédito: Windy.

A última tormenta a ganhar força no mar da Arábia foi o ciclone tropical Hikka na segunda quinzena de setembro e também atingiu a costa de Omã. Antes de Kyarr e Hikka, os ciclones tropicais Vayu e Fani, se formaram na região nesta temporada de 2019.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024