Siga-nos
Segunda-feira, 19 abr 2021 - 10h45
Por Maria Clara Machado

Super tufão Surigae é monstruoso e obriga evacuação de milhares nas Filipinas

O monstruoso tufão Surigae está próximo do leste das Filipinas e hoje provoca ventos máximos sustentados de 230 km/h e rajadas mais altas. Surigae atingiu a categoria 4 e é um super tufão, como foi alertado pelos serviços de meteorologia. Mais de cem mil pessoas já evacuaram por precaução as regiões leste e centrais das Filipinas, que sofre os impactos do super tufão.

Imagem de satélite mostra o monstruoso super tufão Surigae ao largo das Filipinas. Áreas costeiras poderão ter chuva pesada e mar muito alto. Crédito: RAMMB/CIRA
Imagem de satélite mostra o monstruoso super tufão Surigae ao largo das Filipinas. Áreas costeiras poderão ter chuva pesada e mar muito alto. Crédito: RAMMB/CIRA

Surigae é potencialmente perigoso
As autoridades reportaram a morte de uma pessoa durante a queda de uma árvore na província de Leyte e o desaparecimento de outra na província de Samar do Norte. O centro super tufão Surigae encontrava-se a 500 quilômetros ao leste de Infanta, na província de Quezon, mais ao norte do arquipélago, na manhã desta segunda-feira, dia 19.

O tufão não deve atingir a parte territorial das Filipinas ficando sobre o mar, mas os ventos fortes podem se estender até 440 km do centro de Surigae, também chamado localmente de Bising.

Os ventos ainda serão ameaçadores variando entre 212 e 194 km/h até a quinta-feira, dia 22, de acordo com o Centro de Alerta de Tufão do Pacífico (JTWC).

Mesmo distante da costa, o super tufão provoca nuvens de chuva e ventos fortes em áreas das Filipinas. As informações divulgadas pelas autoridades foram de 22 aldeias inundadas e queda de energia elétrica em quatro províncias.

Mais de três mil pessoas ficaram presas em portos no domingo, depois da guarda costeira suspender as travessias marítimas com a aproximação de Surigae.

Trajeto do super tufão Surigae nos próximos dias. Crédito: JTWC
Trajeto do super tufão Surigae nos próximos dias. Crédito: JTWC

Alertas em vigor
O PAGASA prevê chuvas pesadas hoje e amanhã entre a região de Bicol, Samar e a parte norte de Leyte com probabilidade de inundações e deslizamentos de terra.

A viagem marítima é arriscada para todos os tipos de embarcações com mar agitado em extensa área. Na costa leste de Luzon, por exemplo, as ondas poderão atingir picos entre 5 a 12 metros e no norte e leste de Visayas orientais poderão chegar a 7 metros. O mar também ficará muito agitado em várias áreas com ondas chegando a 4 metros.

O JTWC prevê que a tormenta continue se movendo lentamente rumo ao noroeste se afastando de vez das Filipinas a partir da quinta-feira. Surigae deve se deslocar ao largo de Taiwan afastado no oceano, sem apresentar riscos diretamente ao país.

Acompanhe em tempo real as atualizações do tufão Surigae aqui!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024