Segunda-feira, 19 ago 2024 - 10h52
Por Maria Clara Machado
Foi impressionante a força do swell gerado pelo furacão Ernesto, que avançou pelo Atlântico norte e cruzou a Bermuda no fim de semana. Ernesto chegou à categoria 2 na escala Saffir-Simpson e as ondas perigosas geradas pelos ventos intensos conseguiram alcançar a costa leste dos Estados Unidos.
A força das ondas foi capaz de levar uma casa inteira em Rodanthe, na Carolina do Norte. Crédito: divulgação via Instagram @jace_ocr Na comunidade de Rodanthe, no Condado de Dare, na Carolina do Norte, uma casa de dois andares foi arrastada completamente pelas ondas. Não havia ninguém na residência quando a estrutura foi levada pelas águas. Um morador flagrou o momento impressionante em que a casa desmoronou em segundos: Crédito: divulgação via Instagram @jace_ocr Crédito: divulgação via Instagram @jace_ocr Crédito: divulgação via Instagram @jace_ocr
Imagem de satélite mostra o furacão Ernesto na categoria 2, se aproximando das Bermudas no dia 15 de agosto. Crédito: Earthobservatory/NASA Durante todo o sábado os ventos continuaram com força de furacão e de tempestade tropical mantendo a região em alerta, segundo o Serviço Meteorológico das Bermudas. Ocorreram evacuações e mais de 23 mil pessoas ficaram sem energia elétrica, de acordo com informações das autoridades. Ernesto impactou Porto Rico e as Ilhas Virgens, no Caribe, na semana passada, deixando grande parte da região sem energia elétrica.
Ernesto continua seu trajeto sobre o oceano na direção norte-nordeste e deve passar ao largo da costa de Terra Nova e Labrador, território canadense entre hoje e amanhã. Será desviado para o oceano aberto e se manterá ativo como tempestade tropical pelo menos até a quarta-feira, dia 21, prevê o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). Trajeto estimado para Ernesto nos próximos dias. Crédito: NHC
As condições para ondas perigosas e correnteza continuam com risco à vida e possibilidade de inundações costeiras, alerta o NHC.
|
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024