Siga-nos
Quinta-feira, 23 jun 2022 - 17h11
Por Maria Clara Machado

Tempestade Célia deve evoluir para um furacão no fim de semana

A tempestade tropical Célia continua se intensificando sobre o oceano Pacífico leste ao largo da costa do México. Há expectativa de que a tormenta vire um furacão entre o final desta sexta-feira e o começo do sábado antes de avançar em direção às águas mais frias do oceano.

Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Célia atuando sobre o Pacífico na altura de Colima, no México. Crédito: EUMETSAT/Windy
Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Célia atuando sobre o Pacífico na altura de Colima, no México. Crédito: EUMETSAT/Windy

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), o centro de Célia está a cerca de 380 quilômetros ao sul-sudoeste da cidade mexicana de Manzanillo, no estado de Colima produzindo ventos máximos sustentados de 85 km/h com rajadas mais altas. A tempestade continua se fortalecendo sobre as águas mais quentes em torno de 27°C.

Célia surgiu inicialmente como uma depressão tropical no dia 16 de junho e tornou-se tempestade tropical no começo da semana, quando as projeções começaram a apontar para a formação de um possível furacão.

As projeções do NHC indicam a formação do furacão na virada de sexta-feira para o sábado e o fenômeno deve atuar durante todo o fim de semana sobre oceano aberto.

Trajeto estimado para o furacão Célia nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para o furacão Célia nos próximos dias. Crédito: NHC

O NHC alerta para os swells que estão afetando parte da costa sudoeste do México e deverão se espalhar pela costa norte chegando ao sul da Península da Baixa Califórnia entre a sexta-feira e o sábado. Assim, as condições são de surf perigoso. Não estão em vigor outros avisos para a parte continental.

Acesse também:

México em atenção com a formação iminente do furacão Blas

Agatha é o furacão mais forte a atingir a costa do México em maio em 73 anos



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024