Siga-nos
Sábado, 19 jun 2021 - 10h41
Por Maria Clara Machado

Tempestade Claudette produz chuvas pesadas na Louisiana, no Mississipi e no Alabama

A costa sul dos Estados Unidos está em alerta com a passagem da nova tempestade tropical Claudette, que se fortaleceu nas últimas 24 horas sobre o norte do Golfo do México. A superfície da água do mar está quente beirando os 30°C na região, facilitando a formação dos fenômenos.

Amanhecer em Dauphin Island, Alabama. A área central do Golfo do México está em alerta por conta da passagem da tempestade tropical Claudette. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @matt goins<BR>
Amanhecer em Dauphin Island, Alabama. A área central do Golfo do México está em alerta por conta da passagem da tempestade tropical Claudette. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @matt_goins

Claudette é a primeira tempestade tropical da temporada de furacões do Atlântico de 2021 a se formar dentro do Golfo do México e alcançou o solo na madrugada deste sábado, dia 19. A tempestade produz chuvas pesadas no sudeste da Louisiana. O Mississipi, o Alabama e a Geórgia também estão na rota da tempestade durante o fim de semana.

O NHC alerta para o maior potencial de chuva com risco de inundações na costa da Louisiana, do Mississipi e do Alabama, assim como na sequencia no interior da Geórgia.

Um aviso de tempestade tropical está em vigor desde Morgan City, na Louisiana até o Condado de Walton, na Flórida.

Maior potencial para inundações com a passagem de Claudette. Crédito: NHC/NOAA
Maior potencial para inundações com a passagem de Claudette. Crédito: NHC/NOAA

Segundo informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) divulgadas pela manhã, o centro de Claudette está a 45 quilômetros ao norte de Nova Orleans, na Louisiana e a 195 quilômetros ao oeste de Mobile, no Alabama, produzindo ventos máximos sustentados de 75m km/h.

Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Claudette avançando sobre o sul dos Estados Unidos neste sábado, dia 19 de junho. Crédito: NOAA
Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Claudette avançando sobre o sul dos Estados Unidos neste sábado, dia 19 de junho. Crédito: NOAA

Trajeto esperado para Claudette nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto esperado para Claudette nos próximos dias. Crédito: NHC

A tempestade tropical Claudette vai seguir rumo ao nordeste dos Estados Unidos. Hoje afeta o interior da Louisiana para depois percorrer os estados do sudeste especialmente o Mississipi, o Alabama e a Geórgia. Durante a segunda-feira, os resquícios de Claudette ainda passarão pelas Carolinas até se dissiparem sobre o oceano Atlântico, segundo as projeções do NHC.

Alertas em vigor
Os volumes de chuva estimados variam entre 120 a 250 milímetros com no máximo 380 milímetros na área central do Golfo do México, incluindo a quantidade já observada desde ontem, por conta da aproximação das áreas de chuva da tempestade.

As chuvas também poderão ser fortes quando Claudette se deslocar sobre o interior da Geórgia, da Carolina do Sul e da Carolina do Norte resultando em quantidades máximas entre 150 a 200 milímetros, com possíveis inundações urbanas, diz o aviso do NHC.

Também há ameaça de tornados hoje à tarde e noite em toda a parte sul do Mississipi, sul do Alabama, oeste da Flórida Panhandle e sudoeste da Geórgia, reforça o NHC.

Acesse também:

Tempestade tropical Dolores está pronta para atingir o México



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024