Siga-nos
Segunda-feira, 21 jun 2021 - 16h02
Por Maria Clara Machado

Tempestade Claudette produz tornados e deixa 13 vítimas fatais no Alabama

A tempestade tropical Claudette desembarcou com chuvas fortes e ventos intensos na costa sul dos Estados Unidos no fim de semana. Sua passagem pelo Alabama resultou em 13 mortes num trágico acidente que acabou envolvendo mais de dez veículos. Os estados da Louisiana, do Mississipi, da Geórgia e das Carolinas do Sul e do Norte também estiveram na rota de Claudette, que permanece ativa nesta segunda-feira.

Destruição em Brewton, no Alabama, após passagem de um tornado no sábado. Crédito: Divulgação Instagram @wvtm13/ Foto: Alicia Jossey
Destruição em Brewton, no Alabama, após passagem de um tornado no sábado. Crédito: Divulgação Instagram @wvtm13/ Foto: Alicia Jossey

Enquanto a tempestade tropical tocava o solo da Louisiana na manhã do sábado, East Brewton, no sul do Alabama era atingido por um tornado muito rápido, que destruiu e danificou várias casas, segundo relataram as autoridades. Algumas pessoas ficaram feridas. Posteriormente, outro tornado foi confirmado em Pace, na Flórida.

Segundo informações divulgadas pela imprensa internacional, 17 os veículos perderam o controle na rodovia I-65, inundada no Condado de Butler, ao sul de Montgomery, no Alabama, no sábado à tarde. Entre as vítimas estavam oito crianças e adolescentes. Outras ocorrências com vítimas também foram registradas no Alabama em razão da tempestade Claudette.

Ontem, o Serviço Meteorológico Nacional (NWS) emitiu alerta de enchentes e maré alta para a Carolina do Norte, quando Claudette se dirigia para o leste dos Estados Unidos.

Claudette teve reforço sobre a Carolina do Norte
Hoje, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) monitora a tempestade tropical Claudette fora do solo norte-americano e já sobre o oceano Atlântico. Claudette havia sido rebaixada para uma depressão tropical, mas ganhou força novamente sobre a Carolina do Norte e retornou ao status de tempestade tropical no início desta segunda-feira.

Mapa indica as áreas dos Estados Unidos onde Claudette se manteve como tempestade tropical nos últimos dois dias. Crédito: NHC
Mapa indica as áreas dos Estados Unidos onde Claudette se manteve como tempestade tropical nos últimos dois dias. Crédito: NHC

O centro da tempestade está sobre o mar próximo a Virgínia e a cerca de 145 quilômetros ao sul de Ocean City, Maryland, produzindo ventos máximos sustentados de 65 km/h na tarde de hoje.

Claudette se move rapidamente em direção ao leste-nordeste, ou seja, se afastando para o oceano e por isso, não representa mais perigo às áreas costeiras. Assim, a tempestade deve alcançar o sul da Nova Escócia nesta terça-feira, dia 22. O NHC prevê que Claudette deva se dissipar amanhã à noite.

Trajeto atualizado para Claudette até esta terça-feira, dia 22 de junho. Crédito: NHC
Trajeto atualizado para Claudette até esta terça-feira, dia 22 de junho. Crédito: NHC

A temporada de furacões do Atlântico de 2021 deve ser mais uma vez movimentada com 60% de chance de ser uma temporada acima da média, segundo previsão da NOAA. Entre 13 a 20 tempestades tropicais poderão surgir, das quais 6 a 10 poderão evoluir para um furacão.

A temporada de furacões de 2020 foi a maior da história do Atlântico e teve 30 tempestades tropicais nomeadas, incluindo 14 furacões.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024