Siga-nos
Quinta-feira, 8 jul 2021 - 13h22
Por Maria Clara Machado

Tempestade Elsa produz tornado e danos em Jacksonville, na Flórida

Alguns tornados foram relatados no norte da Flórida e no sudoeste da Geórgia, relacionados ao avanço da tempestade tropical Elsa durante a quarta-feira e que ainda sobrevive no território norte-americano. Ainda há avisos para tornados em estados do Meio-Atlântico.

Imagem do tornado que atingiu Jacksonville, no norte da Flórida, na tarde de ontem. Crédito: Imagem reproduzida de vídeo divulgado em redes sociais por Adam Pratty, morador de Jacksonville.
Imagem do tornado que atingiu Jacksonville, no norte da Flórida, na tarde de ontem. Crédito: Imagem reproduzida de vídeo divulgado em redes sociais por Adam Pratty, morador de Jacksonville.

Moradores de Jacksonville, no norte da Flórida, capturaram imagens do tornado e dos danos provocados pelo fenômeno.

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) faz o levantamento dos destroços, árvores derrubadas e outros danos para avaliar o potencial do tornado. Um homem morreu ao ser atingido por uma árvore, segundo o Departamento de Bombeiros e Resgate de Jacksonville.

Segundo informações locais, milhares de casas ficaram sem energia elétrica após a passagem da tempestade na tarde de ontem. A Cruz Vermelha ajuda no atendimento às famílias prejudicadas pelo impacto do tornado, que assustou bastante os moradores de Jacksonville.

Na Base Naval de Kings Bay, na Geórgia, também há relatos da passagem de um tornado na noite de ontem e que deixou feridos.

Danos provocados por tornado em Jacksonville, na Flórida. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @Gu rebel.
Danos provocados por tornado em Jacksonville, na Flórida. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @Gu_rebel.

A tempestade Elsa se mantém após nove dias e se desloca em direção aos estados do Meio-Atlântico nesta quinta-feira, dia 8.

Hoje, as chuvas pesadas continuam sobre a Carolina do Norte. O centro da tempestade tropical Elsa está a 125 quilômetros ao sudoeste da cidade de Raleigh e a 380 quilômetros ao oeste-sudoeste de Norfolk, na Virgínia, no leste dos Estados Unidos, segundo boletim do NHC divulgado no começo da tarde. Os ventos máximos sustentados de Elsa são de 75 km/h.

As projeções indicam que Elsa ainda vai alcançar estados do nordeste dos Estados Unidos durante esta sexta-feira, dia 9 e algum fortalecimento é esperado. Depois, resquícios da tempestade poderão avançar sobre a Nova Escócia e a Terra, Nova, territórios canadenses.

Trajeto estimado para a tempestade tropical Elsa nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para a tempestade tropical Elsa nos próximos dias. Crédito: NHC

Ameaça de mais tornados
Além de ventos fortes e da chuva pesada, alguns tornados ainda são possíveis em todo o leste das Carolinas e o sudeste da Virgínia na tarde desta quinta-feira. Há ameaça de tornado nas porções costeiras entre o Meio-Atlântico e o sul da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, hoje à noite e no período da manhã da sexta-feira, alerta o NHC.

Elsa tocou o solo da Flórida pelo condado de Taylor, na costa oeste, no final da manhã de ontem, com ventos de um furacão, mas na sequência voltou a ser rebaixada para uma tempestade tropical. Estradas na cidade de Steinhatchee, no condado de Taylor, ficaram inundadas por causa da chuva forte.

Acesse também:

Elsa deve chegar à Península da Flórida com força de um furacão

Elsa é rebaixada para tempestade tropical e varre a costa sul de Cuba

Furacão Elsa provoca destruição ao passar por Barbados e São Vicente

Ouça o podcast Conheça a nova página de ENERGIA do Apolo11



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024