Siga-nos
Sexta-feira, 8 abr 2022 - 11h15
Por Maria Clara Machado

Tempestade Malakas pode virar super tufão sobre o mar das Filipinas nos próximos dias

A tempestade tropical Malakas está ganhando força sobre o oceano Pacífico e já chama a atenção dos centros de monitoramento pela intensificação prevista para acontecer nos próximos dias. Malakas deve chegar à categoria de um super tufão quando passar pelo mar das Filipinas.

A imagem de satélite mostra as nuvens de Malakas na área circular em vermelho, entre o norte da Papua Nova Guiné e  o leste das Filipinas. A tempestade está se intensificando. Crédito: Himawari-8/9, Agência Meteorológica do Japão.
A imagem de satélite mostra as nuvens de Malakas na área circular em vermelho, entre o norte da Papua Nova Guiné e o leste das Filipinas. A tempestade está se intensificando. Crédito: Himawari-8/9, Agência Meteorológica do Japão.

Evolução de Malakas
O arquipélago das Filipinas deve se preparar para a passagem de Malakas em meados da próxima semana, segundo o Centro de Alerta de Tufão do Pacífico (JTWC). Porém, as projeções indicam que a tormenta passará sobre o oceano, contornando a costa, sem tocar o solo no continente.

Os ventos da tempestade tropical Malakas estão próximos a 80 km/h nesta sexta-feira, dia 8. Enquanto a tempestade avança sobre o Pacífico, ao norte da Papua Nova Guiné em direção ao leste das Filipinas, os ventos ganham intensidade e deverão alcançar a velocidade de 130 km/h até o domingo, dia 10.

Por enquanto, o centro de Malakas está a cerca de 2200 quilômetros a leste de Mindanao, nas Filipinas.

Malakas tende a ficar ainda mais forte no começo da semana que vem, com ventos estimados entre 160 km/h e 185 km/h, o que vai caracterizar a tormenta como um super tufão.

Trajeto estimado para a tempestade Malakas nos próximos dias. Crédito: JTWC
Trajeto estimado para a tempestade Malakas nos próximos dias. Crédito: JTWC

O JTWC mostra a trajetória de Malakas, que passará afastada da costa leste das Filipinas. Entretanto, seu raio de atuação é extenso e ventos fortes poderão afetar áreas costeiras do arquipélago e principalmente o mar da região.

Aviso de inundação
As Filipinas enfrentam uma sexta-feira e um fim de semana de chuva moderada à forte em algumas áreas do norte e leste do arquipélago por causa de outro sistema, que está deixando o tempo mais carregado.

A Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA) alerta que ainda são possíveis inundações e deslizamentos de terra.

Acompanhe aqui todas as tempestades ciclônicas ativas ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024