Siga-nos
Segunda-feira, 13 set 2021 - 10h16
Por Maria Clara Machado

Tempestade Nicholas está chegando e levará chuvas pesadas para o Texas e a Louisiana

Uma nova tempestade tropical se formou sobre as águas do sul do Golfo do México no começo da tarde do domingo e se movimenta em direção à costa do Texas, nos Estados Unidos, já provocando chuvas intensas sobre o mar. O Texas e a Louisiana estão em alerta de inundação pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Foto tirada do escritório do Serviço Meteorológico Nacional, em Brownsville, no Texas na manhã de ontem, quando a tempestade tropical Nicholas se aproximava. Crédito: Divulgação pelo twitter @NWSBrownsville<BR>
Foto tirada do escritório do Serviço Meteorológico Nacional, em Brownsville, no Texas na manhã de ontem, quando a tempestade tropical Nicholas se aproximava. Crédito: Divulgação pelo twitter @NWSBrownsville

Segundo o NHC, o centro da tempestade tropical Nicholas está a pouco mais de 300 quilômetros ao sul de Port O'Connor, no Texas, gerando ventos máximos sustentados de 95 km/h na manhã desta segunda-feira, dia 13.

O radar meteorológico da cidade de Brownsville, que fica na fronteira com o México, localiza a tempestade a menos de 50 quilômetros da região e capta amplas áreas de chuvas intensas sobre o mar nesta manhã.

Imagem das áreas de chuva captadas pelo radar meteorológico de Brownsville, no Texas. Crédito: Divulgação pelo twiiter @NWSBrownsville
Imagem das áreas de chuva captadas pelo radar meteorológico de Brownsville, no Texas. Crédito: Divulgação pelo twiiter @NWSBrownsville

Nicholas ganha velocidade em direção ao sul do Texas hoje à tarde e a noite, passando paralelo à costa nordeste do México sem atingir o solo mexicano desta vez.

A tempestade Nicholas vai atingir o interior texano a partir da costa e amplas áreas do sul do Texas e do oeste da Louisiana estão dentro do alerta de inundações do NHC, incluindo Houston, Galveston e Lake Charles.

O NHC prevê que Nicholas ainda pode se intensificar no decorrer do dia, mas um enfraquecimento deverá ocorrer na terça-feira e na quarta-feira, dias 14 e 15, quando a tormenta estiver sobre a terra.

Chuvas pesadas, inundações e tornados
A estimativa do NHC é de que a tempestade tropical Nicholas produza volume de chuva entre 200 e 400 milímetros e até 500 mm em locais isoladas em áreas costeiras do meio e alto do Texas. As chuvas pesadas também poderão despejar entre 120 e 250 milímetros sobre o sudoeste da Louisiana.

Diante do grande volume previsto, os alertas para inundações urbanas e aumento da maré estão em vigor para ambos os estados. Além disso, um tornado ou dois poderão ocorrer na costa do Texas durante a noite.

Áreas dentro do alerta de inundações emitido pelo NHC durante a passagem da tempestade tropical Nicholas. Crédito: NHC
Áreas dentro do alerta de inundações emitido pelo NHC durante a passagem da tempestade tropical Nicholas. Crédito: NHC

Os swells provocados por Nicholas continuam afetando partes da costa noroeste do Golfo do México até amanhã, também avisa o NHC.

A Louisiana está se recuperando da recente passagem do furacão Ida no começo do mês que provocou enorme destruição e danificou gravemente a rede de energia elétrica do estado norte-americano.

Você também pode se interessar:

Acesse também:

Supertufão Chanthu teve surpreendente evolução, afirmam cientistas da NOAA



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024