Quinta-feira, 20 jun 2024 - 16h48
Por Maria Clara Machado
A primeira tempestade tropical da temporada de furacões de 2024, batizada de Alberto, chegou ao nordeste do México nesta quinta-feira, 20, levando chuvas intensas principalmente para o interior. Já a costa sul do Texas, nos Estados Unidos, foi afetada por inundações.
Mau tempo é registrado na cidade La Pesca, no estado de Tamaulipas com a chegada de Alberto. Crédito: divulgação via X @reflectoresmx Alberto tocou o solo por Tampico, no estado de Tamaulipas, com menos chuva do que o esperado sobre o litoral na madrugada desta quinta-feira, porém a chuva mais intensa aconteceu em áreas do interior do continente. Fortes chuvas atingiram o estado de Nuevo Leon e três pessoas morreram.
Ainda assim, áreas mais elevadas no interior dos estados de Tamaulipas, Nuevo Leon e Coahuila poderão receber tempestades até a noite, segundo os alertas da meteorologia. Mapa mostra área de atuação da tempestade tropical Alberto nesta quinta-feira. Crédito: NHC Já o sul do Texas, nos Estados Unidos, que também foi afetado por Alberto, começa a ter uma diminuição da chuva. Durante a quarta-feira, a costa sul do Texas entrou em alerta de inundações e emitiu aviso para possíveis tornados. As autoridades texanas chegaram a emitir uma declaração de desastre para 51 condados à espera de Alberto e fez um pedido à população para seguirem as orientações e permanecerem em locais seguros. Água sobe em Jamaica Beach, no Texas, nesta quinta-feira. Crédito: divulgação via X @Mario_Moray A tempestade, como o previsto, causou inundações na costa sul dos Estados Unidos e algumas estradas registraram o avanço das águas. A maré subiu e em partes do Texas as inundações foram graves. Enquanto isso, trombas d’água foram avistadas em alto mar, segundo os relatos locais. As ondas geradas por Alberto ainda afetam toda a costa do Texas e o nordeste do México com risco à vida até a sexta-feira, avisa o NHC. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024