Siga-nos
Sexta-feira, 18 jun 2021 - 14h55
Por Maria Clara Machado

Tempestade tropical Dolores está pronta para atingir o México

Enquanto a tempestade tropical Dolores se fortalece sobre o Pacífico leste, avisos e relógios de tempestade e furacão já foram emitidos para parte da costa central do México, pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), nesta sexta-feira, dia 18. Vários estados mexicanos poderão sofrer com inundações e deslizamentos durante o fim de semana.

Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Dolores já muito próxima à costa mexicana. Dolores deve tocar o solo no sábado à noite, segundo projeções do NHC. Crédito: NOAA
Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Dolores já muito próxima à costa mexicana. Dolores deve tocar o solo no sábado à noite, segundo projeções do NHC. Crédito: NOAA

Costa central e norte do México em alerta
De acordo com as informações emitidas pelo NHC. Dolores está localizada a aproximadamente 325 quilômetros ao sul de Lázaro Cárdenas, no estado de Michoacán e a 520 quilômetros ao sul-sudeste da cidade portuária e turística Manzanillo, em Colima, parte central da costa oeste mexicana.

Os ventos máximos sustentados são de 65 km/h na tarde da sexta-feira com rajadas mais altas e previsão de fortalecimento. A tempestade está se movimentando lentamente rumo a oeste-noroeste em direção às áreas costeiras. É esperado que Dolores ganhe força até tocar o solo.

Um alerta de tempestade tropical está em vigor pelo governo do México desde Lázaro Cárdenas (Michoacán) até Cabo Corriente (Jalisco) e um relógio de possível condição para a formação de um furacão de Punta San Telmo (Michoacán) a Cabo Corrientes. Esta é uma observação dentro das próximas 36 horas, segundo avaliação do NHC.

As projeções indicam que Dolores deve cruzar a costa centro-oeste do México, indo depois rumo ao norte e noroeste do território no sábado à noite e no domingo, dias 19 e 20.

Trajeto previsto para a tempestade tropical Dolores nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto previsto para a tempestade tropical Dolores nos próximos dias. Crédito: NHC

Inundações e risco à vida
Dolores poderá se tornar perigosa e produzir chuvas fortes para os estados mexicanos de Oaxaca, Guerrero, Michoacán, Colima, Jalisco e Nayarit com volumes estimados entre 150 a 250 milímetros podendo chegar a 380 milímetros localmente. Os alertas são para inundações repentinas e deslizamentos de terra com risco à vida.

Além disso, ondas grandes e destrutivas também poderão ocorrer perto da costa por onde Dolores entrar. Os swells serão observados e poderão afetar toda costa sudoeste do México.

Dolores é a quarta tempestade tropical nomeada na temporada de furacões do Pacífico leste de 2021. A primeira batizada de Andres, se formou em 9 maio, seguida por Blanca e Carlos, mas estas não tocaram o solo.

Monitore aqui em tempo real todas as tempestades ciclônicas ativas ao redor do globo terrestre!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024